*
 

Enquanto na política nacional todas as atenções estão concentradas nos desdobramentos da prisão do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na calada do cenário local, uma chapa competitiva está em franca formação. Na noite dessa quinta-feira (5/4), o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), esteve na casa de Jofran Frejat (PR) acompanhado do presidente de seu partido no DF, Georges Michel. O assunto é a tentativa de unir os dois nomes no mesmo palanque, tendo Frejat como pré-candidato ao governo local e Joe Valle na disputa pelo Senado.

Uma das condições óbvias, neste caso, seria a desistência do pedetista ao cargo de chefia do Executivo. O outro pré-requisito depende das instâncias nacionais dos dois partidos. Afinal, as lideranças do PDT e do PR teriam de concordar com a junção improvável das siglas em âmbito local.  

“Recebi a visita de Joe, que manifestou vontade de conversar. Agora, falta uma negociação mais ampla, com grande possibilidade de entendimento”, afirmou Frejat.

Além de Frejat, estavam presentes no encontro Fernando Leite, ex-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e o ex-secretário de Comunicação do GDF Wellington Moraes.

A conversa durou quase três horas com a tentativa de firmar a aliança. Faz parte desses entendimentos acomodar no mesmo grupo figuras como Joe Valle e Alberto Fraga (DEM). O deputado federal colocou-se como postulante a uma majoritária no grupo de Frejat.