metropoles.com

Ibaneis se reúne com deputados distritais eleitos em almoço no CICB

Na pauta, as futuras relações políticas entre os dois Poderes e o comando da Câmara Legislativa no próximo biênio

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Alves/Transição
reunião com deputados
1 de 1 reunião com deputados - Foto: Renato Alves/Transição

Nesta quarta-feira (21/11), o novo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reuniu 23 deputados distritais eleitos para um almoço no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB) – sede da equipe de transição do emedebista. No menu, salada, arroz branco, legumes ao vapor e filé de pescada-amarela com molho de camarão. Na pauta, as futuras relações políticas entre Executivo e Legislativo.

“Eu quero estabelecer uma nova forma de fazer política com a Câmara Legislativa [CLDF]. Por isso, abri um canal de comunicação com os deputados, fora do ambiente de governo e da Casa, para solucionar os problemas da cidade”, disse Ibaneis.

Um dos principais temas do momento, a eleição para a Mesa Diretora da CLDF foi abordada. O futuro gestor esclareceu que deseja interferir o mínimo possível no processo. “Não existe a possibilidade de não ter um nível de ingerência, mas pedi para eles se organizarem e exercerem a democracia, para chegar a um consenso. Se em algum momento eu puder construir para que essa discussão chegue a um bom termo, estou à disposição.”

Dos 24 distritais eleitos, apenas Arlete Sampaio (PT) não compareceu ao evento. A petista está viajando. Segundo Eduardo Pedrosa (PSDB), os deputados apresentaram bandeiras, dúvidas e principais ideias para o que seria um governo ideal. “Eles ouviram e vão elaborar um documento formal, com uma forma de participar da transição”, afirmou o estreante.

Harmonia
Por sua vez, Rodrigo Delmasso (PRB) comentou que Ibaneis quer fazer um governo em harmonia com a CLDF e vai atender os deputados nas suas demandas. “Também disse que só vai interferir na eleição se for chamado.”

Júlia Lucy (Novo) prometeu manter uma postura de independência em relação ao governo, mas também de colaboração. “Temos uma carga tributária que só prejudica a população, porque é o pobre que paga mais imposto, e a gente precisa, pelo menos, trazer serviço de qualidade pra eles.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?