metropoles.com

Hélio José nomeia até melancia e exonera quem quer na SPU

O senador do DF foi flagrado se gabando de ter poderes irrestritos na Secretaria do Patrimônio da União. Hélio José contestou as reclamações de servidores contrários à indicação de um aliado dele para comandar o órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Kacio Pacheco/Metrópoles
helio jose
1 de 1 helio jose - Foto: Kacio Pacheco/Metrópoles

O senador Hélio José (PMDB-DF) se gaba do poder que desfruta por ter mandato parlamentar. Em gravação divulgada nesta quinta-feira (4/8), o suplente do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) no Senado diz que tem o poder de nomear “até melancia” para cargos públicos. A conversa foi gravada em uma reunião na qual ele comentava a indicação de um aliado para a superintendência da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Durante o encontro na SPU, realizado na última terça-feira (2), Hélio José falava da nomeação do apadrinhado Francisco Nilo Gonsalves Júnior para o cargo de superintendente, o que despertou a oposição de alguns servidores.

Os funcionários do local se declararam insatisfeitos com a nomeação de Nilo por alegarem que ele seria dono de uma imobiliária particular — função que seria incompatível com as atividades do órgão federal.

Hélio não gostou de saber do posicionamento e afirmou que o descontentamento seria uma “armação” de Valéria Veloso Caetano Soares, superintendente substituta da SPU. “Isso aqui é nosso. Isso aqui eu ponho quem eu quiser. A melancia que eu quiser colocar”, afirmou. Os áudios foram divulgados pela TV Globo.

Ouça os áudios:

O Metrópoles entrou em contato com o senador e ele voltou a afirmar a posição. “Francisco nunca teve imobiliária. Deixei claro que o Nilo é indicação minha e que sou o responsável. É um cargo em comissão, que é de livre provimento, de livre nomeação. Foi isso e nada mais. A melancia foi uma força de expressão”, disse o senador.

Reprodução/Diário Oficial da UniãoEle voltou a acusar Valéria de conspiração e disse que não vai trabalhar com adversários. Declarou que, se Valéria ainda não foi exonerada, perderá o cargo até esta sexta-feira (5), com publicação no Diário Oficial. A servidora não foi localizada para comentar o assunto

“Não tem como casar óleo com gasolina. Francisco é uma pessoa preparada, capacitada para ajudar a resolver os problemas fundiários do DF. Ninguém agrada todo mundo. Agora, fazer gravação clandestina e jogar contra é outra coisa”, criticou o senador.

Geraldo Magela/Agência Senado

 

A SPU administra o patrimônio imobiliário da União e é vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Não é a primeira vez que o órgão é usado para acomodar aliados de parlamentares do DF. O ex-deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) também já nomeou pessoas próximas para a SPU.

Novo apelido
Conhecido no meio político pelo apelido de Gambiarra — devido a um “gato” que fez para puxar eletricidade e fornecer energia elétrica para uma festa na época em que era diretor da CEB —, Hélio José já está sendo chamado por outra alcunha. Nos corredores do poder distrital, começou a ser chamado de “Hélio Melancia”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?