metropoles.com

“Faltou maturidade ao Rollemberg”, diz presidente do PSDB no DF

Segundo o deputado federal Izalci Lucas, o governador pecou pelo excesso de otimismo na articulação que elegeu o novo presidente da CLDF

atualizado

Compartilhar notícia

O presidente do PSDB no DF, deputado federal Izalci Lucas, avaliou que faltou “maturidade” e “experiência” ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB) na condução do processo de eleição do novo presidente da Câmara Legislativa. Um conjunto de erros na articulação, na visão de Izalci, acabou levando à presidência uma chapa de oposição ao governo. Na avaliação do tucano, foram dois os pecados do socialista: não conseguiu manter promessas e excesso de otimismo.

Joe Valle (PDT), do bloco independente, venceu Agaciel Maia (PR), apoiado pelo GDF. As previsões do grupo de Rollemberg, no entanto, apontavam para a vitória do governista, que acabou escapando por um voto.

Na noite de quarta-feira (14/12), Rollemberg foi à casa de Izalci e ficou combinado que o partido daria suporte ao governo. Uma das condições era que o distrital Robério Negreiros (PSDB) ficaria com a Segunda Secretaria da CLDF. Na hora da votação, no entanto, o deputado Rodrigo Delmasso (PTN), que também queria o posto, não ratificou a entrada de Robério na Mesa. A retaliação foi a mudança no voto de Robério, o que garantiu a vitória a Joe Valle.

O Rollemberg me ligou depois da eleição e disse que ficou decepcionado. Eu achei amadorismo. Até sugeri, durante a reunião, que o governador tentasse garantir mais um deputado. Ele tinha condições de trazer. Mas ele achou que não precisava. Faltou maturidade e experiência

Izalci Lucas, deputado federal e presidente do PSDB-DF

O cacique tucano no DF fez uma avaliação semelhante sobre a mudança de lado de Robério. Segundo ele, o distrital não teve frieza quando mudou de lado. “Política não se faz com o fígado”, disse. Questionado se o partido punirá o distrital, Izalci disse que não. “Depois da promessa rompida, não temos como puni-lo. Tudo isso ocorreu com o Rollemberg participando do processo”, prosseguiu.

Agora, o acordo que o PSDB tinha feito, de participar do governo de Rollemberg, entra em compasso de espera. Segundo Izalci, o partido continua disposto a contribuir para a melhora do DF, o que significa na prática apoiar o governo. Mas isso está condicionado a Rollemberg aceitar a cartilha tucana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?