metropoles.com

DEM-DF reclama de “censura” do TRE e tem propaganda suspensa

Peça partidária criticava o Tribunal por ter impedido outras legendas de veicularem ataques à gestão Rollemberg

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) determinou a suspensão da propaganda do Democratas (DEM) veiculada em emissoras de rádio e TV do Distrito Federal desde a última quarta-feira (6/12). A decisão é baseada na ação ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla do governador do DF, Rodrigo Rollemberg.

A peça publicitária de 30 segundos desaprova recentes decisões do Tribunal, que proibiram a divulgação de conteúdo contrário ao chefe do Executivo local. “A Justiça vem concedendo liminares ao governador, proibindo críticas ao seu governo nos programas políticos. Isso é uma afronta à liberdade de expressão, que garante a manifestação de opiniões e ideias, sem retaliação ou censura”, diz um trecho.

A desembargadora Carmelita Brasil justificou que a propaganda foge dos assuntos permitidos em lei – não comunicando aos cidadãos, por exemplo, informações sobre o programa partidário da legenda nem discussões sobre temas políticos-comunitários. “Ademais, nessa fase processual, entendo que o que foi dito revela somente a intenção de desqualificar o Governo do Distrito Federal”, afirmou.

Mantendo o mesmo discurso difundido nas emissoras, o presidente do diretório do DEM-DF, deputado federal Alberto Fraga (foto), acusa a Justiça de não respeitar a democracia. “Na verdade é uma decisão que tira dos partidos de oposição a possibilidade de fazer críticas. Quando o governador mente na televisão, ela não toma nenhuma providência. Quando faço a crítica, faço direcionada ao governo que ele (Rollemberg) está fazendo. Lamento profundamente que o Poder Judiciário está se prestando a fazer esse papel. É lamentável.”

Outras suspensões 
Na quarta-feira (6/12), a desembargadora também foi a responsável por determinar a suspensão de propaganda do PTB-DF. No documento, Carmelita usou argumentos parecidos com os da nova decisão, como o de que o objetivo era a desqualificação de Rollemberg por meio do espaço disponível nos veículos de comunicação. A ação também foi uma resposta ao requerimento do PSB.

Ao Metrópoles, o presidente do PTB-DF, Alírio Neto, acusou o PSB de fazer pontuações semelhantes durante a corrida eleitoral de 2014, contra o PT. “A regra tem que valer para todos. Agora não pode fazer crítica ao governo dele, aliás, o pior governo da história de Brasília, com maior índice de rejeição?”, indagou. Neto e Fraga são parceiros para a corrida eleitoral de 2018.

Anteriormente, o TRE-DF foi responsável por impedir a continuidade de propagandas com o mesmo viés. O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), por exemplo, foram alvos da Justiça pelo mesmo motivo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?