metropoles.com

Currículo de servidor passará pela Controladoria, e IR será monitorado

Medidas adotadas pelo governador Ibaneis Rocha visam evitar desvios, fraudes e corrupção no governo local

atualizado

Compartilhar notícia

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Brasília (DF), 02/01/2018 Fachada Palácio do Buriti Local: Palácio do Buriti Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 02/01/2018 Fachada Palácio do Buriti Local: Palácio do Buriti Foto: Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

Uma circular assinada pelo governador Ibaneis Rocha define como deve ser o processo seletivo para a contratação de servidores comissionados. De acordo com o documento, as indicações devem ser encaminhadas à Casa Civil do Distrito Federal acompanhadas dos currículos correspondentes.

Os dados passarão por análise da Controladoria-Geral (CGDF), que terá a missão de não apenas checar os antecedentes dos novos contratados como também de monitorar a vida funcional e patrimonial do quadro efetivo. O objetivo é detectar qualquer suspeita de enriquecimento ilícito.

De acordo com o documento, após análise da CGDF, os nomes dos comissionados serão encaminhados para o Gabinete do Governador. Somente após a deliberação do chefe do Executivo, as nomeações serão enviadas à publicação no Diário Oficial do Distrito Federal. Ibaneis quer manter sob controle não apenas a lista de nomeados mas também a quantidade, uma vez que pretende reduzir em 30% o número de cargos comissionados.

 

Circular assinada por Ibaneis

 

Corrupção
Para manter comissionados e efetivos enquadrados em seu discurso ético, adotado durante toda a campanha eleitoral, o emedebista autorizou a CGDF a adotar medidas para monitorar o quadro de pessoal, principalmente de servidores dos mais altos escalões e aqueles responsáveis por assinatura de contratos.

O objetivo é analisar as declarações de Imposto de Renda dos servidores para avaliar se há discrepâncias. Caso tenha algum elemento suspeito, o funcionário poderá prestar esclarecimentos. Se o enriquecimento ilícito for comprovado, o funcionário poderá ser punido com demissão e responder por improbidade administrativa. O cruzamento dos dados será feito de forma eletrônica.

O governo também promete acompanhar com lupa processos e contratos firmados com empresas particulares. Os pagamentos de qualquer espécie serão analisados por órgãos de controle para evitar sobrepreço em produtos e serviços.


Pente-fino
Ibaneis Rocha (MDB) também assinou um decreto determinando um pente-fino nas contas do Executivo. A medida foi adotada após ele constatar rombo de R$ 1 bilhão na Secretaria de Saúde. Na noite de segunda (7/1), o emedebista saiu de uma reunião com representantes da pasta e lamentou: “As informações que tenho aqui são as mais tristes. Estou editando um decreto para aferir o débito real do DF. Todas as unidades precisam levantar as informações o quanto antes”, afirmou o chefe do Executivo local ao Metrópoles.

Segundo o emedebista, o documento deve ser consolidado no prazo máximo de 10 dias úteis. “Só depois de saber as dívidas é que posso voltar a analisar alguns assuntos”, disse. Questionado sobre prazo para o pagamento da terceira parcela do reajuste previsto para 32 categorias de servidores públicos, Ibaneis afirmou que voltará a analisar os prazos após ter os dados em mãos. “Só posso tratar do reajuste depois disso.”

O Decreto nº 39.618, de 7 de janeiro de 2019, determina o levantamento de todas as despesas de exercícios anteriores, a ser efetuado pelos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional, inclusive nas empresas estatais dependentes do Tesouro local. Esse estudo deve ser encaminhado à Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão.

O levantamento deve conter informações sobre: dívidas de pessoal de qualquer natureza; obrigações com fornecedores de bens e serviços; demais débitos contraídos e ainda não registrados contabilmente.

Veja o documento:

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?