*
 

Com o apoio da Executiva Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), será lançada oficialmente a pré-candidatura de Alírio Neto ao Governo do Distrito Federal. A solenidade está marcada para a quarta-feira (7/3) e contará com a presença de importantes políticos do DF e do presidente nacional do PTB, ex-deputado federal Roberto Jefferson.

A participação de Jefferson é uma clara demonstração de apoio ao nome do atual presidente regional da sigla no DF, Alírio Neto, para a disputa ao GDF.

Em nota, o PTB afirma ter “pesquisas qualitativas mostrando que a candidatura de Alírio tem crescido muito nos últimos meses” e que, “diante de notícias tão positivas, o partido decidiu lançar agora, nesse início do mês de março, a pré-candidatura dele ao Buriti”.

Aliança de direita
Ao ter o nome confirmado como o candidato petebista à disputa ao Buriti, Alírio Neto se antecipa a seu grupo político. Nos últimos meses, ele vinha costurando com outros caciques do DF um nome único da direita capaz de desbancar o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que tem a máquina do Estado e é candidato à reeleição.

Neste sentido, Alírio participava de articulações com o ex-governador José Roberto Arruda (PR), o deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), o ex-deputado federal Jofran Frejat (PR) e os ex-vice-governadores do DF Paulo Octávio (sem partido) e Tadeu Filippelli (MDB), que retirou seu nome da lista de pré-candidatos ao Buriti e anunciou sua candidatura a deputado federal. Segundo Filippelli, o objetivo foi liberar caminho e facilitar a decisão sobre o nome do candidato unificado da direita.

Alírio, porém, teria ficado irritado com uma suposta resistência dos demais envolvidos em considerar a pesquisa mencionada na nota do PTB, que lhe daria vantagens na corrida ao Buriti. Assim, os petebistas teriam cansado de aguardar o reconhecimento dos aliados e bancaram o nome de Alírio mesmo sem garantias de que ele contará com o apoio dos outros partidos ou se terá que enfrentar a concorrência direta de um indicado pelas demais siglas.

O lançamento da pré-candidatura  de Alírio Neto ao Buriti ocorrerá às 14h30 desta quarta, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB).