metropoles.com

Agefis vai virar DF Legal e ficará sob comando de Georgeano Trigueiro

Ele já foi presidente da agência e ex-administrador do Recanto das Emas. É ligado ao deputado federal Rôney Nemer (PP)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
georgeano trigueiro
1 de 1 georgeano trigueiro - Foto: Reprodução

O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta quarta-feira (19/12), que a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) será rebatizada com o nome de DF Legal. O órgão ficará sob comando do auditor de carreira Georgeano Trigueiro Fernandes.

Ele já foi presidente da agência e ex-administrador do Recanto das Emas. É ligado ao deputado federal Rôney Nemer (PP). Valterson da Silva, também auditor de carreira da Agefis e ex-secretário adjunto da Secretaria de Ordem Pública e Social, será o presidente adjunto.

Ibaneis chegou a aventar a possibilidade de nomear o deputado distrital Wellington Luiz (MDB) para o cargo. O parlamentar, que não conseguiu ser reeleito, foi anunciado como futuro presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), mas teve a indicação colocada em xeque após recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Durante a campanha, o próximo chefe do Executivo local disse que iria acabar com a Agefis. Porém, mudou o discurso após entender que a função da agência era importante. Garantiu, entretanto, que o órgão não agiria por motivações políticas.

O MPDFT fez uma recomendação a Ibaneis no último dia 13, ao lembrar que a Lei Federal nº 13.303/16 proíbe a nomeação, em empresas públicas, de pessoas que tenham atuado na direção de partido político ou feito campanha eleitoral nos últimos três anos.

Embora Ibaneis afirme que não enxerga a norma como uma barreira no Distrito Federal, por se tratar de empresas públicas federais, o governador eleito decidiu levar em consideração o alerta. “Se for só uma questão da legislação, não vejo que se aplique ao DF, porque o governo federal só pode cuidar das suas próprias empresas”, pontuou o futuro titular do Palácio do Buriti.

O emedebista disse que ainda não definiu quem cuidará da Companhia Habitacional do Distrito Federal (Codhab). E acrescentou que talvez faça alguns ajustes na formação da cúpula da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).

Ibaneis conversou com a imprensa antes do evento de diplomação dos vencedores das eleições de 2018. A cerimônia foi realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações