metropoles.com

Pnad: população do DF é a que mais tem TV a cabo e streaming no país

Pesquisa mostra também o Distrito Federal como líder proporcionalmente no uso de dispositivo eletrônicos, como computadores e tablets

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

DuKai photographer/Getty Images
Cena de uma televisão
1 de 1 Cena de uma televisão - Foto: DuKai photographer/Getty Images

A população do Distrito Federal é, proporcionalmente, a que mais assina serviços de TV a cabo e de streaming de vídeo em todo o país.

Os dados fazem parte da nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Características de Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad TIC), divulgada nesta quinta-feira (24/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2024, aproximadamente 1,1 milhão de casas no DF possuíam uma televisão de LED, LCD ou plasma. Deste total, 37,1% tinham acesso ao serviço de televisão por assinatura, o que representa um aumento de 3,4 pontos percentuais em comparação com 2023, e o maior percentual entre as unidades de Federação.

Cerca de 692 mil residências não possuem assinatura de canais de televisão (ou 62,9% do total). Os moradores dessas residências destacam os dois principais motivos para não adquirirem o serviço: preço (34,1%) e falta de interesse (53,9%).

De acordo com o IBGE, o rendimento médio mensal real domiciliar per capita (por pessoa) no DF foi de R$ 3.634.

Streaming

Já em paralelo aos serviços de TV a cabo, 616 mil casas do DF têm acesso a streamings pagos, o que equivale a 55,9% dos domicílios com televisão. O percentual é o maior do Brasil, seguido de Santa Catarina (53,6%) e Amapá (51,9%).

Dentre os domicílios que possuem o serviço de streaming, aproximadamente 589 mil casas também têm acesso aos canais de televisão, mas apenas 310 mil delas possuem o sinal dos canais por meio de serviço por assinatura.

Outros dispositivos eletrônicos

Segundo levantamento, o DF também lidera, proporcionalmente, na utilização de dispositivos eletrônicos.

Em 2024, dos domicílios do DF que necessitam do uso internet para algum fim, 25,1% deles tinham algum tipo de dispositivo inteligente, como câmeras, caixas de som, lâmpadas, ar-condicionado, geladeiras etc.

Outros dados mostram também que a população do DF apresenta o maior percentual do Brasil quando se trata da utilização de microcomputadores e tablets para acessar a internet, com valores de 52,5% e 15,2%, respectivamente, relacionados às 2,7 milhões de pessoas da capital.

Além disso, o DF tem o registro de mais de 2,6 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade que possuem celular para o uso pessoal, o que corresponde a 93,9% da população dessa faixa etária, sendo a UF com o maior percentual em todo o Brasil.


A divisão do grupo etário das pessoas que usam celular e o seu percentual ficou definido da seguinte forma:

  • 10 a 13 anos: 65,9%;
  • 14 a 19 anos: 91,1%;
  • 20 a 24 anos: 98,4%;
  • 30 a 39 anos: 98,1%.

A capital também alcançou o maior percentual do país de domicílios com serviço de rede móvel celular para telefonia ou internet com 99%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?