Pior pico da dengue deve ocorrer nos próximos dias, diz Saúde do DF

Cenário mais crítico é esperado entre a primeira e a segunda quinzena de maio. Secretário afirma estar preparado para atender à população

atualizado 05/05/2022 16:21

Aedes aegypti, também conhecido como mosquito da dengue - MetrópolesJoao Paulo Burini/ Getty Images

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) calcula que o pior pico de casos de dengue ocorra ainda neste mês. Segundo gestores da pasta, o cenário mais crítico da doença deve ocorrer entre a primeira e a segunda quinzena de maio.

Em 2022, entre janeiro e abril, o DF registrou 33.886 casos suspeitos de dengue, dos quais 30.955 eram prováveis. No mesmo período do ano passado, o número era de cerca de 8 mil ocorrências.

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro, explicou, em coletiva realizada nesta quinta-feira (5/5), que o aumento de casos de dengue causou uma procura maior às emergências dos hospitais do DF. Segundo ele, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão capacitadas para atenderem pacientes infectados com a doença.

“Estamos com toda a nossa atenção primária em nível de alerta para dengue. Todas as regiões de saúde têm pontos focais de atendimento. Por causa do aumento de casos de dengue, temos, sim, aumento na procura em portas de emergência”, disse.

Zancanaro reforçou que a Saúde está preparada para o pico de infecções esperado nos próximos dias.

“Ainda está por vir o pior momento. Ele deve acontecer, provavelmente, entre a primeira e a segunda quinzena de maio, quando a gente atinge a 20ª semana epidemiológica. Então, a gente ainda não chegou no pico dos casos de dengue. Temos expectativa de chegar nos próximos dias, e estamos preparados”, afirmou.

Veja cuidados importantes no combate à dengue:
– Tampe caixas d’água, tonéis e latões;
– Guarde garrafas vazias viradas para baixo;
– Guarde pneus sob abrigos;
– Não acumule água nos pratos de vasos de plantas e encha-os com areia;
– Mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
– Mantenha lixeiras fechadas.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Quer receber notícias do DF diretamente no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.

Mais lidas
Últimas notícias