Pessoas em situação de rua ganham cursos de capacitação em alojamento no DF

Os 178 abrigados no local vão ter 20 dias de curso, realizados na própria unidade, além de palestras para orientação profissional

atualizado 05/11/2020 12:59

cursos pessoas situação de ruaSEDES-DF/Divulgação

Pessoas em situação de rua abrigadas no Alojamento Provisório do Abadião, em Ceilândia, começaram a receber cursos profissionalizantes na estrutura. A iniciativa, chamada de Um Novo Caminho, é uma parceria da unidade com o Instituto Sou Brasileiro (Soubras), e busca capacitar esses cidadãos para o mercado de trabalho.

O local abriga 178 pessoas que costumavam dormir nas ruas da capital. Ao todo, são 200 vagas para os cursos em turmas divididas entre manhã e noite. As aulas são realizadas dentro do próprio alojamento, e estão previstas para durarem 20 dias, com carga horária total de 40 horas/aulas.

Os cursos oferecidos são de segurança eletrônica básica, barbeiro, informática básica, eletricista e reparos em eletrodomésticos.

0

“A ideia é buscar o desenvolvimento de novos paradigmas no mundo do trabalho e pessoal dos nossos acolhidos, promovendo a capacitação e formação deles enquanto estiverem na unidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Aos abrigados, ainda serão oferecidas palestras de orientação profissional e, ao fim dos cursos, certificados de conclusão. “É uma forma de fomentar a formalização de novos microempreendedores individuais ou cooperativas”, conclui a titular da pasta.

Em dezembro, a expectativa é que as oficinas cheguem também ao Alojamento Provisório do Autódromo Nelson Piquet, no Plano Piloto.

Últimas notícias