metropoles.com

PCDF fecha revendas ilegais de gás de cozinha e apreende 339 botijões

Do total de botijões apreendidos, 305 estavam cheios de GLP e 34 vazios. O comércio irregular de produtos perigosos, traz riscos à população

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/PCDF
Imagem colorida mostra botijões em carro
1 de 1 Imagem colorida mostra botijões em carro - Foto: Divulgação/PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), com apoio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apreendeu 339 botijões de gás sendo armazenados e comercializados de forma clandestina em Samambaia Sul e Riacho Fundo II. Os estabelecimentos foram fechados.

A Primeira Operação GLP Seguro foi conduzida pela 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) na sexta-feira (29/9) com o objetivo de prender proprietários de estabelecimentos comerciais que estivessem armazenando e comercializando gás de cozinha de forma ilegal, contrariando as normas e diretrizes da Resolução 051/16 da ANP.

Na ocasião, um estabelecimento comercial localizado em Samambaia Sul, na quadra 501, foi alvo da operação. A distribuidora foi autuada administrativamente pela ANP e o proprietário preso em flagrante por crime ambiental.

Equipes da ANP apreenderam ainda 302 botijões de gás cheios e 23 vazios no local.

Já em uma outra distribuidora, no Riacho Fundo II, um comerciante foi detido pela venda ilegal de botijões. Foram apreendidos três botijões cheios e 11 vazios que estavam em posse do autuado.

Segundo a PCDF, alguns dos botijões estavam com vazamentos expressivos de gás, o que poderia ocasionar um acidente sem precedentes no local em que estavam sendo armazenados e comercializados de forma indevida.

Orientações

Segundo a Defesa Civil, o comércio irregular de produtos perigosos, neste caso, o gás de cozinha, traz riscos à população.

“O armazenamento inadequado, sem distanciamento, ventilação e proteção adequados, potencializa o dano em caso de vazamento, incêndio ou explosão”, alertou o órgão de controle.

De acordo com a Defesa Civil, a população só deve comprar botijões em estabelecimentos credenciados, verificando a identificação do comércio e a placa de autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Denúncias podem ser feitas pelos telefones 199 ou 197.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?