metropoles.com

Para salvar o pai, universitário troca trabalho por doação de sangue

Em post nas redes sociais, João Vitor oferece serviços publicitários para quem doar sangue ao pai, internado após complicações cardíacas

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo Pessoal
Doação de sangue 2
1 de 1 Doação de sangue 2 - Foto: Arquivo Pessoal

Uma publicação do estudante João Vitor Fernandes, 25 anos, nas redes sociais tomou uma proporção maior do que a esperada (veja abaixo). Na tentativa de ajudar o pai, internado em estado gravíssimo no Santa Casa de Misericórdia, em Goiânia (GO), o jovem fez um apelo para que amigos doassem sangue e, em troca, ele faria serviços de publicidade.

O pai do João Vitor, Evangelista Fernandes de Souza, 54, foi diagnosticado com endorcadite, uma infecção que atinge as válvulas cardíacas, por isso, precisou ser internado em setembro. Para fazer a cirurgia de troca dessas válvulas, o nível de plaquetas no sangue tem que aumentar e, desse modo, ele necessita receber sangue.

0

A família teve uma preocupação à mais com o quadro de Evangelista ao descobrir sobre a situação crítica do banco de sangue do hospital, afetado pela pandemia de Covid-19.

“Isso me desesperou. Se o meu pai precisa da cirurgia pra sair dessa, e precisa de sangue pro procedimento, eu imaginei que seria um processo demorado. Ai eu busquei o apoio de amigos e acabou tomando uma proporção que fugiu do meu controle”, conta o estudante.

Confira o post:

De acordo com o estudante, o quadro clínico do pai é decorrente de uma angioplastia realizada em maio, após ele ter sofrido um infarto. O procedimento deixou o coração do homem fragilizado e ele começou a passar mal. A família, que mora em Valparaíso de Goiás, procurou atendimento em alguns hospitais próximos da região, até que o homem foi encaminhado à Santa Casa de Misericórdia, referência nesse tipo de tratamento.

A ideia de oferecer serviços de publicidade surgiu “na hora do desespero”, como conta João Vitor. Ele mora no Distrito Federal e é estudante de Comunicação Social na Universidade de Brasília (UnB). Até o momento, ninguém cobrou pelo trabalho publicitário, mas, com o número de agendamentos para doação, já foi possível abrir o processo de realização da cirurgia do pai.

“Em momento nenhum eu pensei exclusivamente no meu pai. Não dá nem pra fazer nominalmente a doação, mas eu acho que é importante recuperar o banco de sangue, que ajudaria ele diretamente também”, destaca.

Evangelista agora aguarda a liberação do médico para fazer a cirurgia, porém ainda precisará das doações a fim de se recuperar do procedimento. “Quando eu fiz a publicação, não tinha a intenção de receber tanta repercussão, mas fiquei muito feliz a medida que consegui mais alcance”, comemora João Vitor.

Como doar

Moradores de Goiânia e regiões próximas, que tiverem os tipos sanguíneos A+, O+ ou O-, podem agendar a doação pelo telefone (62) 3254-4283.

Como o atendimento está sendo realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não há a possibilidade de a doação ser feita nominalmente para Evangelista, mas sim para o banco de sangue do Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

 

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?