metropoles.com

Pai da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, já participou de palestras e eventos na UnB

O economista jamaicano renomado na área, Donald Harris apresentou palestras, participou de conferências e trocou conhecimentos com docentes

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris e o pai, Donald Harris
1 de 1 Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris e o pai, Donald Harris - Foto: Reprodução/Instagram

O pai da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, Donald J. Harris, tem laços históricos com o Distrito Federal. Na década de 1990, o economista jamaicano renomado na área esteve presente na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face) por diversas vezes, realizando conferências e participando de eventos.

Kamala Harris tomou posse como a primeira vice-presidente mulher dos EUA, nesta quarta-feira (20/1). Ela chegou ao Capitólio acompanhada do presidente Joe Biden, por volta de 12h30.  Os ex-presidentes Barack Obama, Bill Clinton e George W. Bush também acompanharam a solenidade.

De acordo com entrevista concedida à UnB, o professor emérito da UnB Joanílio Teixeira relatou que Donald Harris já era um economista mundialmente conhecido quando palestrou e visitou a instituição de ensino superior. A obra mais conhecida, na ocasião, era o livro Capital Accumulation and Income Distribution, de 1978.

“A obra tem uma dedicatória às filhas Kamala e Maya. Na época, eu ainda não o conhecia, mas no prefácio ele agradece a vários pesquisadores, alguns dos quais são meus amigos”, conta.

Teixeira lembrou que Donald Harris passou por várias universidades, como Cambridge, Yale e Stanford, instituição na qual se aposentou e recebeu o título de professor emérito em 1998. Também foi consultor de diversos países da América, inclusive o Brasil, onde teve bolsa pela Fundação Fulbright, entre 1990 e 1991.

Na UnB

Em uma das passagens do pai de Kamala Harris à UnB, ele teve destaque na segunda edição do Colóquio Internacional sobre Economia Dinâmica e Política Econômica, em maio de 1999, evento organizado em parceria entre a UnB e a Universidade Católica de Brasília (UCB).

Nessa ocasião, Donald Harris ficou hospedado na casa de Joanílio Teixeira. “Ali se formou um laço de amizade, nós tínhamos uma relação muito próxima. Depois fui para França, Itália e até Stanford, quando ele lecionava lá. Depois que se aposentou e passou a se dedicar à consultoria, acabamos perdendo o contato”, relata.

Nascida em Oakland, na Califórnia, Kamala Harris é filha de pesquisadores imigrantes de origem indiana e afro-americana.

Quando esteve na casa de Donald Harris, em Stanford, com sua esposa e filha, o professor emérito da UnB lamenta o fato de não ter conhecido Kamala, pois Donald já estava divorciado e a filha mais velha cursava universidade em outra região.

O grande legado da obra de Donald Harris, na opinião de Teixeira, é a crítica ao maisntream e sua visão não convencional e heterodoxa. “Era muito raro ter economistas com PhD e atuando no posto mais alto da academia. Ele ficou famoso pelo pensamento e teoria diferenciados”, considera o docente, aposentado do Departamento de Economia.

A vice-presidente dos EUA fez o juramento no cargo, conduzido pela juíza Sonia Sotomayor, nesta quarta-feira (20/1). Já Biden foi empossado após juramento na companhia do líder da Suprema Corte, John Roberts. Com informações da UnB.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações