Pacientes relatam demora extrema em Farmácia de Alto Custo no DF: “Caótico”. Veja vídeo

Segundo relatos, usuários que foram buscar medicação ou apenas renovar o recebimento estão passando por uma fila de 4 horas de espera

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Imagem cedida ao Metrópoles
fila-farmacia-de-alto-custo
1 de 1 fila-farmacia-de-alto-custo - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Brasilienses que foram buscar medicações na Farmácia de Alto Custo da Estação da 102 Sul nesta sexta-feira (13/2), relatam a demora extrema no atendimento para adquirir o medicamento. Segundo relatos, algumas pessoas levaram até quatro horas para conseguir o remédio.

 

Um servidor público que foi ao local buscar medicação para a mãe contou ao Metrópoles, sob reserva, que a demora do atendimento é uma situação “normal”, mas hoje está “pior” e “demorando o dobro de tempo”.

“Têm pessoas que estão esperando há mais de duas horas e meia e vão ficar mais duas horas no mínimo para serem atendidos em função do número de senhas distribuídas. Normalmente a queixa da demora é de duas horas, só que hoje está totalmente lotado”, relatou.

Ele acrescenta que pessoas com fila prioritária também estão tendo que esperar esse longo período. “Há também algumas senhoras com crianças e filho de colo que estão esperando na fila. É bem caótica a situação aqui“, acrescentou.

Uma das usuárias afetadas pela longa demora no atendimento é Elcimelma Alves Ferreira.

“Geralmente já se espera muito, principalmente quando é período de feriado. Todos os dias a gente vê isso [a demora]. O normal é esse”, disse.

A demora prejudica também os usuários que buscam outros atendimentos. Tereza Cristina, foi ao local apenas para renovar o direito de receber a medicação. Entretanto, o serviço que, a princípio seria rápido, levou mais de quatro horas.

“A gente tem que ter o dia todo para poder vir pegar a medicação, porque num período só você não consegue. Você tem que ter disponibilidade nos dois períodos, porque sempre demora muito. É um descaso com a população”, ressaltou.

Em nota ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou o atual sistema utilizado nas Farmácias de alto custo está apresentando instabilidade desde o começo da semana e esclareceu que um novo sistema deverá ser contratado em breve.

“A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que está em processo de contratação e implementação de um novo sistema computacional de gestão e apoio à dispensação de medicamentos, que tornará o atendimento nas Farmácias do Componente Especializado mais ágil, seguro, informatizado e integrado às necessidades dos pacientes”, afirmou em nota.

Ainda segundo a pasta, atualmente, as unidades utilizam uma plataforma do Ministério da Saúde, que vem apresentando instabilidade desde segunda-feira (09/02).

“O suporte técnico do Ministério da Saúde já foi acionado, uma vez que os cadastros, avaliações e dispensações de medicamentos dependem do pleno funcionamento do sistema”, informou a Secretaria de Saúde do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?