metropoles.com

Pacientes enfrentam fila para marcar consulta no Hran: “Muito errado”

Pacientes esperam até duas horas para marcar uma consulta no Hospital Regional da Asa Norte. Fila tem aglomeração e desconforto

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Fila longa de pessoas no Hran
1 de 1 Fila longa de pessoas no Hran - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Pacientes enfrentam longa fila para a marcação de consultas no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) na manhã desta quinta-feira (16/12). A espera envolve aglomeração e desconforto.

A dona de casa Maria José Pereira, 63 anos, remarcou uma consulta com o gastrologista. Precisou esperar das 6h40 às 8h30. A idosa também sofre com problemas na coluna, passando inclusive por cirurgia; por isso, a situação engatilhou fortes dores na paciente.

“Isso é muito errado. Nunca passei por uma fila dessas para marcar apenas uma consulta. Eu passei por cirurgia de coluna. Estou em pé o tempo inteiro. Minha perna está queimando de dor” desabafou.

0

A dona de casa Mirian Gomes Machado, 46 anos, também ficou indignada. “Uma fila dessas é horrível, porque o atendimento é lento. E a gente não sabe a hora que vai embora para casa”, comentou a paciente, que busca agilizar os procedimentos para uma plástica corretiva.

“Tem gente que vem sem alimentação, sem dinheiro para comprar comida. Isso é um abuso, uma falta de respeito”, acrescentou Mirian.

Inicialmente, a fila estava na frente do Hran. Mas, conforme os pacientes reclamavam e denunciavam a situação, ela foi realocada para dentro do hospital. Com isso, as pessoas ficaram aglomeradas dentro da unidade.

Outro lado

Em nota, a direção do Hran “esclarece que não há necessidade de filas na unidade, pois a marcação de consultas é feita pelo Sistema de Regulação, que já voltou a funcionar após ter ficado inoperante devido ao ataque hacker no sistema informatizado do Ministério da Saúde na última segunda-feira (13)”.

A unidade de saúde acrescentou que “as imagens mostram pacientes que estão voltando para marcarem suas consultas para algumas especialidades, que são agendadas a partir da segunda quinzena de cada mês, mas alguns pacientes optam por ir no primeiro dia. Na segunda-feira, por exemplo, serão marcadas as consultas de pneumologia.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações