metropoles.com

Paciente desaparece após ser internado em hospital da Asa Norte

A família do paciente Hélio Veloso, que estava internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), denuncia que houve descaso no atendimento

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal
Morador de rua sentando em banco de praça - Metrópoles
1 de 1 Morador de rua sentando em banco de praça - Metrópoles - Foto: Arquivo pessoal

Familiares de Hélio Veloso dos Santos Ribeiro (foto em destaque) estão há quatro dias sem notícias do familiar. O homem, de 48 anos, teria sido levado ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) por volta das 13h de quinta-feira (11/8) para tratar uma grave infecção no pé.

No entanto, horas depois de ser internado, já na sexta-feira (12/8), o paciente – que tem problemas psiquiátricos e estava morando na rua – fugiu do hospital. Ainda segundo os parentes, ele não recebeu alta e não aparece o nome no sistema do hospital. A família segue sem notícias do parente desde então.

“Passamos o dia inteiro esperando atendimento enquanto uma médica nos jogava de um lado para o outro fazendo pouco caso. Pelas próprias palavras dela: ‘No estado que ele está é inviável fazer o meu trabalho’, lamenta a prima do paciente, Rosilene Ribeiro do Carmo. “Uma pessoa que não está em condições de andar, ainda com acesso, saiu do hospital sem que ninguém visse”.

Veja fotos do desaparecido:

0

Hélio vivia pelas ruas da 307 Norte. Parentes planejam espalhar cartazes para ajudar a localizar o desaparecido. “Ele estava morando na 307 Norte. Todos os moradores dos prédios conhecem ele”, comenta Rosilene. “Vamos espalhar fotos dele pelo Plano Piloto e perto do hospital. Não deve ter ido muito longe”.

Rosilene conta que ainda não registrou um boletim de ocorrência de desaparecimento por necessitar do prontuário fornecido pelo Hran. “O hospital não se manifesta. Estamos com os pés e mãos atadas, pois temos que pegar um prontuário para dar entrada com um boletim de ocorrência e estão enrolando para nos entregar”, revela a familiar. “Quando descobrimos que ele tinha fugido, o nome dele nem estava no sistema”

Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Saúde confirmou que o paciente fugiu do local e que os familiares não teriam procurado pelo homem.

“Em todo o período que esteve no hospital não apresentou alterações comportamentais sugestivas de problemas psiquiátricos, mantendo-se sempre consciente e orientado. Após a consulta, ele foi internado para tratamento, mas se evadiu do local. A Direção do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) destaca que em nenhum momento os familiares estiveram na unidade à procura do paciente”, informou, em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?