Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Operação antibombas: mala suspeita deixada na Esplanada estava vazia. Veja vídeo

Após uma operação que durou cerca de 2 horas, a mala foi aberta e os militares identificaram que não havia artefato perigoso

, Repórter de Distrito Federal03/06/2026 12:45, atualizado 03/06/2026 14:06
Compartilhar notícia
Luis Fellype Rodrigues / Metrópoles
Mala vazia na Esplanada

A mala vermelha que foi abandonada na Esplanada dos Ministérios e mobilizou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) na manhã desta quarta-feira (3/6) estava vazia. Após duas horas de uma delicada operação, os militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) abriram a mala e identificaram que não havia qualquer item perigoso no interior da bolsa.

Ao Metrópoles, um policial explicou a operação.

“A equipe iniciou o protocolo da Operação Petardo com o isolamento da área. Em seguida, o setor de inteligência analisou imagens de câmeras de segurança para identificar a pessoa que havia deixado a mala no local, mas o responsável não foi localizado. Durante a ocorrência, surgiram informações de que a bagagem poderia pertencer a uma pessoa em situação de rua. Como medida de segurança, uma equipe especializada realizou a aproximação utilizando traje antibomba e submeteu a mala a um raio X. Após a análise, nenhum material suspeito foi identificado”, informou o PM.

Operação antibombas: mala suspeita deixada na Esplanada estava vazia - destaque galeria
8 imagens
Após operação, a mala foi aberta
Não havia objeto perigoso no interior da mala
Operação durou cerca de 2 horas
Perícia realizou raio-x na mala suspeita
Mala vermelha foi abandonada perto de lotérica no Bloco B
Bope foi acionado para averiguar a mala suspeita
1 de 8

Bope foi acionado para averiguar a mala suspeita

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Após operação, a mala foi aberta
2 de 8

Após operação, a mala foi aberta

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Não havia objeto perigoso no interior da mala
3 de 8

Não havia objeto perigoso no interior da mala

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Operação durou cerca de 2 horas
4 de 8

Operação durou cerca de 2 horas

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Perícia realizou raio-x na mala suspeita
5 de 8

Perícia realizou raio-x na mala suspeita

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Mala vermelha foi abandonada perto de lotérica no Bloco B
6 de 8

Mala vermelha foi abandonada perto de lotérica no Bloco B

Luis Fellype Rodrigues / Metrópoles
Batalhão de Operações Especiais (Bope) está no local e averigua a suspeita
7 de 8

Batalhão de Operações Especiais (Bope) está no local e averigua a suspeita

Shenia Sato, gerente da lotérica, afirmou que a mala foi deixada por uma pessoa em situação de rua
8 de 8

Shenia Sato, gerente da lotérica, afirmou que a mala foi deixada por uma pessoa em situação de rua

Luis Fellype Rodrigues / Metrópoles

Entenda

Uma mala vermelha foi abandonada ao lado de um banco diante da lotérica perto do Bloco B, onde funcionam o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Cultura.

Shenia Sato, gerente da lotérica que foi interditada para a operação, afirma que a mala suspeita foi deixada por um homem em situação de rua que toca flauta no local diariamente e é conhecido como “João Flautista”. A funcionária também disse que câmeras de segurança flagraram o homem deixando a mala no local nas primeiras horas da manhã e, a partir de uma denúncia anônima, que a operação foi deflagrada.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters