metropoles.com

GDF anuncia pacote de obras com ciclovia na EPTG, passarelas e pontes

Estão previstas a construção de vias marginais na Estrada Parque Aeroporto (Epar) e passarela de pedestres na BR-020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal anuncia nesta quarta-feira (17/5) um pacote de 12 obras destinado a melhorar a mobilidade dos brasilienses. Entre os investimentos previstos, R$ 350 milhões, estão a instalação do anel viário na saída norte, pavimentação dos acessos a escolas rurais, além da construção de ciclovias, passarelas de pedestres e pontes.

Os investimentos compreendem obras como a construção de 25 km de ciclovia na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), 12,5 km de ciclovia na DF-001 (no Lago Oeste) e de 8,9 km na DF-290 (no acesso ao Gama).

Também estão previstas a construção de vias marginais na Estrada Parque Aeroporto (Epar), de passarela de pedestres na BR-020 (em frente ao Residencial Nova Colina) e de pontes sobre o Rio Descoberto na BR-080 (próximo à Brazlândia) e sobre o Córrego Alagado na DF-290 (acesso ao Gama).

O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), durante visita às obras da Ligação Torto-Colorado, retomadas em 2016. O novo complexo viário se estenderá entre o Balão do Torto e o Balão do Colorado. A obra prevê a construção de uma pista marginal à DF-003 e de novos acessos aos condomínios. De acordo com o governo, as intervenções irão reduzir os constantes engarrafamentos na região, diminuindo o tempo de viagem e aumentando a segurança dos usuários.

Cerca de 100 mil pessoas serão beneficiadas com a distribuição do fluxo de veículos que fazem o trajeto entre regiões administrativas como Planaltina, Sobradinho e Plano Piloto. Segundo o diretor-geral do DER-DF, Henrique Luduvice, haverá entregas parciais em 2017 e em 2018. “O compromisso é entregar tudo até o fim de 2018, mas vamos liberar trechos concluídos aos poucos já neste ano”, afirmou.

Tony Winston/Agência Brasília
Obras do trevo Torto/Colorado

 

Ciclistas e pedestres
As obras de mobilidade não visam somente reduzir os engarrafamentos. Ciclistas e pedestres, que estão do lado mais frágil no trânsito, também serão contemplados. Além da ciclovia que vai margear o Trevo de Triagem Norte, haverá pistas exclusivas para quem anda de bicicleta e uma passarela.

Antiga reivindicação de quem pedala em Brasília, o projeto de construção da ciclovia da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) sairá do papel em breve. Serão 25 quilômetros de pista exclusiva para bicicletas, do viaduto da DF-003 ao que liga o Pistão Sul e o Pistão Norte, em Taguatinga.

A obra vai englobar serviços de terraplenagem, pavimentação, sinalização (horizontal, vertical e semafórica), drenagem, readequação das paradas de ônibus nas marginais e plantio de mudas. A ordem de serviço será assinada nos próximos dias.

Outra ordem de serviço assinada em breve é a que autoriza o início das obras dos 10 quilômetros da ciclovia da DF-290, entre o Gama e a BR-040. As intervenções vão prover a rodovia de uma rota segura e confortável para quem usa a bicicleta.

Ao longo da DF-001, serão 12 quilômetros da ciclovia do Lago Oeste. O caminho compreende a interseção da DF-003 com a DF-001, no km 131,8, até o posto policial no km 119,3. Falta apenas o licenciamento ambiental.

Na BR-020, altura de Sobradinho, há a construção da passarela Nova Colina, para passagem de pedestres sobre os carros. No Lago Oeste, está em andamento a segunda etapa de restauração do asfalto, acompanhada de serviços de drenagem e de sinalização horizontal e vertical.

No trecho entre os entroncamentos BR-070/DF-095 e BR-080/BR-251, na altura de Brazlândia, a obra ainda inclui acostamento e baias de parada de ônibus.

Outra obra que vai impactar positivamente a vida dos moradores da cidade é a construção da ponte sobre o Rio Descoberto, dando maior vazão ao trânsito na estrada que liga Brazlândia a Padre Lúcio, em Goiás. A entrega está prevista para setembro. Em fase de conclusão de projeto está a ponte da DF-290, no trecho entre Santa Maria e Gama. As obras vão ocorrer sobre o Rio Alagado e serão complementares às da ciclovia.

Outros projetos
Duas das 12 obras visam desafogar o trânsito e melhorar o acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília. Uma delas é a adequação viária da DF-047 (Estrada Parque Aeroporto – Epar). Serão novas faixas, vias marginais, ciclofaixas e pavimentação no trecho entre o Eixão Sul e a Estrada Parque Dom Bosco DF-025.

Rollemberg destacou ainda o BRT Oeste e a expansão da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). A primeira está em andamento, com a faixa no canteiro central destinada ao BRT já concluída. A etapa, agora, é de aquisição de ônibus com portas em ambos os lados.

A expansão do metrô em Samambaia, por sua vez, encontra-se no Ministério das Cidades e depende apenas de liberação de recursos federais. (Com informações da Agência Brasília)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?