metropoles.com

No Lago Sul, GDF antecipa vacinação contra Covid-19 no modelo drive-thru

Procura no local mostrou-se intensa a partir das 13h, quando fila de veículos chegou a 2km. Modelo também é adotado em Planaltina

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Vacinação de idosos contra a Covid-19
1 de 1 Vacinação de idosos contra a Covid-19 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Na Policlínica do Lago Sul, na QI 21, a vacinação por drive-thru acabou antecipada nesta segunda-feira (1°/2). Inicialmente, o serviço estava previsto para começar apenas nesta terça-feira (2/2).

Segundo servidores ouvidos pelo Metrópoles, a decisão de oferecer a vacinação nesse método, já no primeiro dia, ocorreu por uma questão de adequação. No local, a fila de carros chega a aproximadamente 2km. Às 14h, chegava à QI 17/19.

Veja vídeo:

Nelson Antônio Cendron, 91 anos, chegou ao local por volta das 13h, mas não se assustou com a fila de carros. “Eu estou feliz com a imunização. Vai ser ótimo para proteger o nosso grupo. Aqui está bem tranquilo. Acredito que não vou demorar para receber a minha dose. Esse esquema drive-thru é para facilitar e agilizar, está muito bom”, elogiou.

A Secretaria de Saúde anunciou, no último domingo (31/1), que oferecerá a vacinação por drive-thru de modo a facilitar o acesso dos idosos ao recebimento da primeira dose do imunizante que previne a Covid-19. Para se vacinar, é preciso levar um documento oficial com foto, preferencialmente com a inscrição do CPF, não sendo necessário agendamento, cadastro ou inscrição para receber a vacina nos postos. É importante levar o cartão do SUS e o cartão de vacina. Se não encontrar o cartão de vacina, não haverá impedimento em receber a primeira dose.

Veja fotos da vacinação no Lago Sul:
0

No Setor Arapoanga, em Planaltina, o modelo drive-thru também sofreu antecipação. Veja:

 

Vacinação mista

Nas seis UBSs em que haverá drive-thru, a vacinação ocorrerá de forma mista, ou seja, tanto nos carros quanto nas salas de vacina. Nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde informou que ampliará para 10 os locais de vacinação por drive-thru para idosos com 80 anos ou mais.

O funcionamento terá início às 8h desta terça-feira (2), com encerramento às 17h. No total, serão 40 postos de vacinação a partir de 2 de fevereiro.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, destacou a importância dessa ampliação para o bom atendimento aos idosos com mais de 80 anos. “Mapeamos os locais de maior público idoso e distribuímos de forma estratégica 10 locais de vacinação pelo sistema drive-thru, aumentando ainda mais a capacidade de atendimento, garantindo mais segurança e agilidade no processo”, disse Okumoto, lembrando que essas ampliações são normais e estão relacionadas ao número de vacinas disponíveis e ao público-alvo de cada etapa.

Compartilhar notícia