metropoles.com

No DF, nº de policiais penais é a metade do recomendado para a quantidade de detentos

Segundo o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, ideal é que haja 1 policial para cada 5 detentos. Proporção está 1 pra 11

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Papuda - Metrópoles
1 de 1 Papuda - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária recomenda que haja nos presídios, pelo menos, um policial penal a cada cinco detentos internados no sistema. No Distrito Federal, este número está bem aquém do desejado. Na Papuda, na Colmeia e em outras unidades prisionais a proporção, atualmente, é de um agente para 11 presos. Ou seja, o número de internos é mais que o dobro em relação à quantidade de carcereiros.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF), o sistema local tem atualmente 15.575 custodiados. Ainda permanecem privadas de liberdade, pelos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, 344 pessoas.

A Seape conta com 1.736 policiais penais no quadro de pessoal. Conforme noticiado pela coluna Grande Angular, os policiais penais do Distrito Federal ameaçam paralisar serviços a partir de abril e uma das pautas é justamente o efetivo considerado pela categoria como insuficiente.

Do ponto de vista do Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sindpol-DF), além da superlotação e do déficit de policiais, a categoria sofre com a defasagem salarial e a falta da regulamentação da carreira.

Serviço voluntário

Para estancar o problema, os policiais penais aceitaram trabalhar nas horas de folga, prestando serviço voluntário gratificado (SVG).

No entanto, segundo o sindicato, a opção pelo serviço voluntário será suspensa a partir de 30 março. Ficarão prejudicadas atividades como visitas de familiares aos presos, atendimentos de advogados e escoltas judiciais não emergenciais.

Concurso

Segundo a Seape, uma das medidas para minimizar esse déficit é um concurso público com 400 vagas. No entanto, a pasta afirmou que não foi informado pelo sindicato quais atividades poderão ser paralisadas.

A Grande Angular apurou que o Governo Distrito Federal (GDF) prepara uma nova proposta de reajuste para inclusão da categoria de policiais penais no Fundo Constitucional do DF e reajuste de 18%, mesmo percentual solicitado ao governo federal para policiais civis, militares e bombeiros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?