No DF, adolescentes do sistema socioeducativo são aprovados no Enem

As provas foram realizadas nas unidades de internação. Agora, os classificados seguem para a fase de inscrição no SiSU, ProUni ou Fies

atualizado 08/04/2021 19:40

Jhonatan Vieira Sejus-DF

O sistema socioeducativo do Distrito Federal divulgou nesta quinta-feira (8/4) a aprovação de adolescentes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Enem PPL), em 2020.

Ao todo, o sistema socioeducativo do DF contabilizou 190 inscritos, sendo 186 como treineiros, que realizaram as provas para exercitar os conhecimentos; e quatro como participantes aptos a concorrer a uma das vagas de acesso ao ensino superior.

Desses quatro concorrentes, dois realizaram as provas e conseguiram notas de destaque no certame. Agora, os classificados seguem para a fase de inscrição no Sistema de Seleção Unificado (SiSU), no Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Ressocialização via educação

“A cidadania, mais uma vez, é o alvo dos socioeducandos. Para nós, essa conquista afeta tanto eles quanto a população do Distrito Federal, que passa a contar com novos estudantes e futuros profissionais que vão atender a nossa cidade em diversas áreas de atuação no mercado profissional”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani. “Seguimos trabalhando para ressocializar esses adolescentes”, declara.

Na prática, os adolescentes foram avaliados em seis áreas de conhecimento, como linguagens, códigos, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e tecnologias, em provas realizadas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, dentro das unidades de internação.

O resultado do Enem PPL 2020 foi divulgado, nesta semana, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a previsão para as inscrições no primeiro e no segundo semestre de 2021 – usando as notas do Enem – seguem até 9 de abril para o SiSU; de 13 a 16 de abril no ProUni; e de 20 a 23 de abril para quem tentar ingressar no ensino superior via Fies.

Últimas notícias