Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Em semana com dia mais frio do ano, DF tem alerta para baixa umidade

Manhã do último domingo (14/7) teve menor temperatura de 2024 até o momento. Nesta 3ª, Inmet emitiu alerta amarelo devido à queda da umidade

16/07/2024 15:15, atualizado 16/07/2024 15:18
Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Em semana com dia mais frio do ano, DF tem alerta para baixa umidade

Com um começo de semana com a temperatura mais baixa do ano, até o momento, o Distrito Federal está em alerta amarelo – de perigo potencial, o primeiro em uma escala de três –, devido à baixa umidade relativa do ar. O aviso meteorológico vale até as 19h desta terça-feira (16/7), mas pode ser prorrogado.

No último domingo (14/7), os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram 7°C na estação de monitoramento de Águas Emendadas, em Planaltina (DF), por volta das 6h. No mesmo período, a do Plano Piloto teve a menor temperatura do ano: 8,6°C.

O frio no início das manhãs está diretamente relacionado ao período de baixa umidade relativa do ar no Centro-Oeste, segundo especialistas. “A baixa nebulosidade favorece essa amplitude térmica característica do inverno, em que temos tardes ensolaradas e perda da radiação solar [sobre o hemisfério] durante a noite, o que favorece quedas acentuadas de temperatura”, afirma o meteorologista do Inmet Cleber Souza.

Até o momento, a menor temperatura da história do Distrito Federal foi verificada em 19 de maio de 2022, quando os termômetros marcaram 1,4°C, no Gama.

Alerta amarelo para baixa umidade

O alerta amarelo do Inmet prevê que a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, nesta terça-feira (16/7). Para os meses de julho e agosto, a seca deve se intensificar, o que pode fazer o índice despencar para menos de 12% – nível considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira dicas para se prevenir dos efeitos da seca:

  • Hidrate-se ao longo do dia – em especial, durante a tarde;
  • Evite desgaste físico e exposição ao Sol nos períodos mais quentes do dia, como das 10h às 16h;
  • Em caso de dúvidas ou emergências, procure a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal  (193).

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters