metropoles.com

Vídeo. Operação da PCDF apreende R$ 150 mil em cigarros eletrônicos

Os dispositivos eletrônicos para fumar, incluindo os cigarros eletrônicos, são proibidos desde 2009 no Brasil, conforme resolução da Anvisa

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
cigarros eletrônicos apreendidos
1 de 1 cigarros eletrônicos apreendidos - Foto: Reprodução

Em uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Distrito Federal, Polícia Militar (PMDF) e Vigilância Sanitária, cerca de mil unidades de “vape”, como são chamados os cigarros eletrônicos, foram apreendidos, em vários pontos de Santa Maria. O comércio ilegal de produtos sofreu um prejuízo estimado em R$ 150 mil.

As investigações conduzidas pela 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria) apontam que comerciantes burlavam as determinações impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os dispositivos eletrônicos para fumar, incluindo os cigarros eletrônicos, são proibidos desde 2009 no Brasil, conforme uma resolução da agência (RDC 46/2009) sobre o tema. A proibição inclui a comercialização, a importação e a propaganda desse tipo de cigarro.

A delegada-chefe da 33ª DP, Cláudia Alcântara, afirmou que a repressão contra a venda dos produtos será mantida na região administrativa. “Esse trabalho foi planejando incluindo os impactos à saúde, a toxicidade e o posicionamento de organizações internacionais sobre o tema. A venda de cigarros eletrônicos é proibida no Brasil e as operações seguirão”, disse.

Veja imagens das apreensões e explicações da delegada:

De acordo com a delegada, todos os comerciantes que forem flagrados vendendo cigarros eletrônicos responderão por expor substância nociva à saúde, o que prevê pena de até três anos de prisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?