Os bastidores da cobertura policial de um jeito que você nunca viu

Vídeo: morador de rua ataca porteiro em prédio da Asa Norte

Quando ele vê o porteiro caminhando pela calçada, com uma mochila nas costas, o morador de rua tenta agredir a vítima e rouba os pertences

atualizado 22/01/2022 13:30

Divulgação/PMDF

Câmeras de segurança flagraram o momento em que um morador de rua atacou o porteiro de um prédio da Asa Norte, na madrugada deste sábado (22/1). O caso ocorreu no Bloco A da CLN 307.

Veja as imagens do ataque:

Nas imagens é possível ver o homem andando pelas proximidades do prédio, enrolado em um cobertor. Quando ele percebe o porteiro caminhando pela calçada, com uma mochila nas costas, tenta agredir a vítima.

O homem pega a mochila do zelador do prédio e sai do local carregando o pertence.

A ocorrência foi registrada na 2ª DP (Asa Norte).

Recomendações do MPDFT

O Núcleo de Controle da Atividade Policial (NCAP) do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) estabeleceu protocolos para abordagens de moradores de rua. Os agentes “devem portar crachá ou outra forma de identificação funcional, em lugar visível e durante todo o decorrer do trabalho com aquele grupo populacional”.

Em relação à apreensão de documentos pessoais ou bens, “só poderão ocorrer nas estritas hipóteses legais e mediante a lavratura de auto de apreensão”. Além disso, também aponta que as abordagens deverão ser filmadas, e as imagens preservadas por, pelo menos, seis meses.

O MPDFT determina ainda que as “operações realizadas pelos órgãos de segurança pública e/ou pelo DF Legal devem ser precedidas de comunicação, com antecedência razoável, ao Ministério Público, ao Conselho Tutelar que atua na região e à Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, para que os serviços especializados sejam colocados à disposição da população em situação de rua”.

Mais lidas
Últimas notícias