metropoles.com

Saiba quem é o foragido do 8/1 flagrado atacando passageiros no metrô

Os passageiros informaram que o suspeito estava incomodando as pessoas na saída da estação com um spray

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Agentes da PMDF e Exército desocupam acampamento bolsonarista no QG do Exército, em Brasília. Ao lado direito, percebe-se uma barreira de contenção de militares e ao fundo, vários ônibus levando detidos os terroristas que participaram da destruição da Esplanada - Metrópoles
1 de 1 Agentes da PMDF e Exército desocupam acampamento bolsonarista no QG do Exército, em Brasília. Ao lado direito, percebe-se uma barreira de contenção de militares e ao fundo, vários ônibus levando detidos os terroristas que participaram da destruição da Esplanada - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Preso pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) na manhã dessa quarta-feira (31/1), Daniel dos Santos Bispo, 36 anos, estava foragido por participar dos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.

A prisão do vendedor ambulante ocorreu na Estação Central do Metrô, localizada na Rodoviária do Plano Piloto. Segundo a corporação, passageiros informaram que o suspeito estava incomodando as pessoas na saída da estação com um spray.

O foragido, morador de São Sebastião, foi encontrado, e os policiais constataram que ele estava com um mandado de prisão em aberto desde o dia 19 de janeiro deste ano. O detido estava com a tornozeleira eletrônica desligada.

O homem foi conduzido à 5ª Delegacia de Polícia (área central), onde ficou preso em razão da ordem judicial emitida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Maria da Penha

Em janeiro deste ano, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) indiciou Daniel Bispo por violência doméstica contra a mulher. O homem é acusado com base na Lei Maria da Penha e foi preso em flagrante na véspera de Natal, em 24 de dezembro de 2023, por suposta ameaça e violação de domicílio.

Daniel dos Santos Bispo foi solto dia 25 após audiência de custódia. O 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Ceilândia determinou a liberdade provisória, sob várias imposições.

Ele deve se manter afastamento do lar em que convive com a vítima; está proibido de manter contato ou se aproximar dela, a uma distância mínima de 300 metros; e não pode mais frequentar a igreja evangélica com endereço citado no processo, como medida cautelar.

Prisão por atos golpistas

Daniel foi preso em 9 de janeiro do ano passado, dia seguinte aos atos golpistas de 8 de Janeiro. Desde março de 2023, ele usa tornozeleira eletrônica por ordem do ministro Alexandre de Moraes, STF.

Moraes foi comunicado sobre o caso de violência doméstica em 3 de janeiro. Antes de ser liberado pela audiência de custódia, ele teve que passar pelo Centro Integrado de Monitoração Eletrônica do governo do Distrito Federal para recarregar a bateria da tornozeleira eletrônica.

Daniel dos Santos Bispo foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República em janeiro de 2023 pelos crimes de associação criminosa e “incitação ao crime equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais”.

O processo contra ele foi suspenso por Alexandre de Moraes em agosto de 2023, quando foi aberta a possibilidade de que presos pelo 8 de Janeiro buscassem acordos de não persecução penal com a PGR.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?