Na Mira

Quem é o secretário de capelania militar que embolsava grana de dízimo

Paulo Cardoso de Vasconcelos foi preso em flagrante por policiais da 2ª DP (Asa Norte) e autuado por furto mediante fraude

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Paulo Cardoso de Vasconcelos
1 de 1 Paulo Cardoso de Vasconcelos - Foto: Reprodução

O secretário-geral da paróquia que enchia os bolsos de dinheiro de dízimos e outras doações à Capelania Militar São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, na Asa Norte, é Paulo Cardoso de Vasconcelos (foto em destaque).

O homem foi preso em flagrante por policiais da 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) e autuado por furto mediante fraude.

Fotos de Paulo Cardoso:

Quem é o secretário de capelania militar que embolsava grana de dízimo - destaque galeria
3 imagens
Ele foi preso em flagrante por policiais da 2ª Delegacia de Polícia
Paulo Cardoso de Vasconcelos
Secretário de capelania militar enchia bolsos com dinheiro de dízimo
1 de 3

Secretário de capelania militar enchia bolsos com dinheiro de dízimo

Reprodução
Ele foi preso em flagrante por policiais da 2ª Delegacia de Polícia
2 de 3

Ele foi preso em flagrante por policiais da 2ª Delegacia de Polícia

Reprodução
Paulo Cardoso de Vasconcelos
3 de 3

Paulo Cardoso de Vasconcelos

Reprodução

O que se sabe até agora:

  • Com as quantias, o larápio comprava equipamentos eletrônicos, como notebooks e máquinas fotográficas.
  • As investigações revelaram que o secretário trabalhava na capelania desde 2019. Ele desviava parte do dinheiro que recebia em nome da igreja durante o serviço.
  • O dinheiro furtado ia desde pagamentos para cursos de catequese até quantias usadas para quitar a organização de festas juninas e celebrações.
  • No momento da abordagem, Paulo estava com R$ 470 em espécie escondidos nos bolsos da calça e do casaco.
  • Ele agia da seguinte forma: enviava ao capelão apenas o código de barras para pagamento, sem discriminar o que estava sendo pago. No final, as compras feitas pelo ex-secretário eram de produtos comprados em lojas de departamentos.
  • Além disso, Paulo Cardoso passou a forjar notas fiscais de supostas compras de resmas de papel, canetas esferográficas e outros materiais de escritório.

Valor suspeito

Recentemente, Paulo Cardoso chegou a apresentar ao capelão uma nota fiscal de R$ 1,7 mil supostamente referente à compra de grampeadores, pilhas alcalinas e canetas.

Desconfiado do alto valor, o religioso procurou a assessoria jurídica da cúria militar levando algumas notas fiscais apresentadas pelo secretário.

Com os documentos em mãos, os advogados pesquisaram no site da Receita Federal e descobriram que várias notas fiscais haviam sido alteradas. Nessas pesquisas ficou constatado que as notas eram apresentadas como se fossem produtos utilizados pela capelania, como papel, canetas e pilhas.

No entanto, as notas verdadeiras eram de produtos bem diferentes, como notebooks, purificadores de ar e máquinas fotográficas. Nenhum dos equipamentos foi entregue pelo então secretário à igreja.

A reportagem não encontrou a defesa de Paulo Cardoso. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?