metropoles.com

Polícia prende hacker suspeito de atacar o sistema da PCDF

O ataque seria um ato de retaliação dos criminosos em resposta às ações realizadas pela DRCC durante a Operação Inceptum

atualizado

Compartilhar notícia

PCDF/Divulgação
Operação da PCDF
1 de 1 Operação da PCDF - Foto: PCDF/Divulgação

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticulou, na manhã desta quinta-feira (10/8), uma quadrilha especializada em uma série de ataques a órgãos governamentais, incluindo o site da corporação. A ação, batizada de Operação Inábil, resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão nas cidades de Jundiaí (SP) e Penalva (MA), além da prisão temporária do líder do grupo.

A ação é coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), com o apoio das polícias civis do Maranhão e São Paulo.
Os cibercriminosos haviam chamado a atenção das autoridades ao provocar um ataque cibernético contra a PCDF.

O ataque seria um ato de retaliação dos criminosos em resposta às ações realizadas pela DRCC durante a Operação Inceptum, que ocorreu em junho deste ano.

Na casa do líder do grupo, um jovem residente no interior do Maranhão, foi encontrada uma série de vestígios que o ligam aos fatos investigados. Agora, ele responderá pelos crimes de invasão de dispositivos eletrônicos, associação criminosa e corrupção de menores.

Na residência de um adolescente infrator, em Jundiaí (SP), ligado ao investigado principal, foi encontrado um dos dispositivos utilizados na invasão de sistemas policiais e na “pichação” de sites oficiais.

Como o menor reside em uma comunidade sob influência da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), a PCDF contou com o apoio da Polícia Civil de Jundiaí, em razão da periculosidade da operação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?