metropoles.com

Polícia prende estelionatário que aplicava “Golpe da OLX” em Brasília

A ação teve participação do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil do Estado do Paraná (PCPR)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Prisão de estelionatário
1 de 1 Prisão de estelionatário - Foto: Reprodução

Um homem de 23 anos foi preso nessa segunda-feira (5/9) por investigadores da 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul). O detido é suspeito de integrar associação criminosa de caráter interestadual especializada na prática de crimes de estelionato virtual, na modalidade do “Golpe da OLX”. A ação teve participação do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil do Estado do Paraná (PCPR).

Além da prisão, os policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão no bairro da Cidade Industrial (PR). As apurações começaram há quatro meses, com a prisão em flagrante de um comparsa do autor, morador de Brasília.

Segundo a polícia, o mandante, do Paraná, passando-se por outra pessoa, fingia interesse em comprar produtos à venda no site OLX, sobretudo celulares.

Ele negociava os valores com as vítimas e, de forma fraudulenta, simulava um pagamento via PIX falso. Depois, enviava para os e-mails da vítimas comprovantes fraudados.

“Após as negociações, enviavam um motorista de transporte por aplicativo para o endereço da vítima, com a finalidade de transportar a mercadoria para um laranja em Brasília, que embalava as mercadorias e as remetia para Curitiba, para dificultar as investigações”, detalhou o delegado Eduardo Vides, da 10ª DP.

Golpe da OLX

Embora existam algumas variações, em regra, a fraude tem início com um simples contato, via WhatsApp. Os criminosos ligam para as vítimas e se passam por potenciais compradores. Após simular interesse na negociação virtual, enviam um comprovante de pagamento falso com a confirmação da compra.

A vítima, acreditando se tratar de uma operação lícita, envia a mercadoria. Por meio de terceiros, os criminosos usam aplicativos de transporte para pegar o produto. Depois, os itens comprados são embalados e remetidos para outras unidades da Federação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?