Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Na Mira

Pistoleiros que mataram jovem durante festa de aniversário são presos

Ataque deixou um morto e três feridos no Sol Nascente; presos começarão a cumprir as penas em regime fechado

Material cedido ao Metrópoles
Pistoleiros que mataram jovem durante festa de aniversário são presos

Os pistoleiros condenados pelo assassinato de João Victor de Paula Santana Santos, morto durante a festa do próprio aniversário, em 2023 no Sol Nascente, foram presos nesta terça-feira (4/8). A captura ocorreu durante a Operação Aniversário Sangrento, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Entre os presos estão os irmãos Ane Karoline Teixeira da Silva, conhecida como “Karol”, e Marcos Antonio Teixeira da Silva, conhecido como “Dudu”, além de Dogival Gomes da Silva Junior, companheiro de Ane Karoline. Segundo a investigação, Marcos Antonio foi o responsável por motivar e articular o crime, enquanto Ane Karoline e Dogival prestaram apoio direto à execução do homicídio.

O assassinato teve origem em uma briga ocorrida dias antes do crime, em uma distribuidora no Sol Nascente. João Victor discutiu com Marcos Antonio, e a desavença evoluiu para ameaças de morte. De acordo com a PCDF, Ane Karoline e Dogival participaram das intimidações e, em uma das ocasiões, ela chegou a apontar uma arma de fogo contra a vítima. Dias depois, João Victor foi executado durante a comemoração do próprio aniversário.

Durante as investigações, Ane Karoline e Dogival foram localizados em Águas Lindas de Goiás, onde moravam havia poucas semanas. Na residência do casal, a Polícia Militar de Goiás encontrou uma pistola calibre .40, que foi apreendida.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Ane Karoline foi condenada a 49 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão em regime fechado por homicídio qualificado e três tentativas de homicídio. As condenações foram mantidas pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), e a Vara de Execuções Penais expediu os mandados para o cumprimento definitivo das penas.

Execução durante a comemoração

O crime ocorreu na madrugada de 11 de outubro de 2023, em uma residência no Condomínio Pinheiro, no Sol Nascente, onde João Victor comemorava o aniversário com familiares e amigos.

De acordo com o boletim de ocorrência, dois homens invadiram o imóvel e abriram fogo contra as pessoas que participavam da comemoração.

João Victor foi atingido por disparos, na região da cabeça. Ele chegou a ser socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, mas deu entrada na unidade já sem vida.

Além dele, outras três pessoas foram baleadas e sobreviveram. A irmã de João Victor de 15 anos, foi atingida nas duas pernas e em um dos braços. Outra convidada sofreu um disparo no pé direito. Já um homem foi atingido por três tiros, sendo dois de raspão na região do tórax e um na face, do lado esquerdo.

As vítimas também foram encaminhadas ao HRC, onde receberam atendimento.

Após o ataque, a Polícia Civil realizou perícia no local, acionou o Plantão Extraordinário de Local (PEL), requisitou a remoção do corpo e analisou imagens de câmeras de monitoramento nas proximidades da residência.

Apoio ao assassinato

A investigação concluiu que Ane Karoline e Dogival não foram os autores dos disparos, mas tiveram participação direta na ação criminosa. Segundo a PCDF, o casal auxiliou Marcos Antonio na execução do crime, realizando rondas nas proximidades da casa da vítima, monitorando o local, dando cobertura aos executores e ajudando na fuga após os disparos.

O acórdão do TJDFT afirma que provas técnicas e testemunhais, incluindo laudos, perícias, registros de câmeras e depoimentos, demonstraram a atuação coordenada dos réus antes, durante e depois do ataque.

A decisão também aponta que Ane Karoline e Dogival forneceram apoio logístico utilizando um veículo GM/Celta, empregado para vigiar a residência e facilitar a fuga dos envolvido