Os bastidores da cobertura policial de um jeito que você nunca viu

PCDF prende quadrilhas que brigavam por posse ilegal de terra pública

A rivalidade entre os suspeitos era tão acirrada que eles chegavam a usar armas de fogo nas trocas de ameaças

atualizado 18/05/2022 9:38

Grilagem de terras em SobradinhoReprodução

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticulou, na manhã desta quarta-feira (18/5), duas quadrilhas que faziam o parcelamento irregular de terrenos no Polo de Cinema de Sobradinho. A Operação Terra Livre é conduzida pela 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho). São cumpridos quatro mandados de prisão e 11 de busca e apreensão.

Segundo as investigações, os grupos brigam pela posse ilegal de terras que pertencem à Terracap e são destinadas à concretização do Polo de Cinema. Trata-se, ainda, de área de proteção ambiental e proteção manancial.

“Ainda que a ocupação estivesse ocorrendo de forma autorizada, notamos que os grupos rivais estavam realizando parcelamento irregular, em glebas abaixo de dois hectares”, disse o delegado-chefe da 13ª DP, Hudson Maldonado.

Ainda de acordo com a polícia, a rivalidade entre os suspeitos era tão acirrada que eles chegavam a usar armas de fogo nas trocas de ameaças. “Faziam ocorrências policiais fraudulentas, imputando crimes uns aos outros. Ligavam no 190, simulando situações em flagrante que prejudicassem o oponente”, acrescentou o policial.

Ainda para tentar ter direito aos terrenos, os grupos simulavam que moravam no local há vários anos. Chegavam a fazer “gambiarras” de energia e elétrica, instalações hidráulicas que ameaçam os recursos hídricos da área.

As apurações apontam, ainda, que as duas organizações também tentavam se infiltrar no meio político a fim de conseguir algum tipo de favorecimento ilegal. Se condenados, os suspeitos podem pegar de sete a 22 anos de reclusão, pela prática dos crimes de associação criminosa, parcelamento irregular do solo, além dos crimes ambientais. Três dos investigados já são considerados foragidos.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Mais lidas
Últimas notícias