metropoles.com

PCDF prende estelionatários que aplicavam golpe do falso contato

No DF, RJ, PE, estelionatários simulavam ser parentes das vítimas e pediam ajuda financeira, sempre pelo meio eletrônico

atualizado

Compartilhar notícia

PCDF
1 de 1 PCDF - Foto: null

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, neta quarta-feira (7/12), a operação Falso Contato, que visa coibir atos praticados por integrantes de uma associação criminosa especializados em estelionato eletrônico. Os estelionatários agiam na modalidade chamada de falso contato de familiar e solicitavam ajuda financeira.

A investigação foi conduzida pela Coordenação de Repressão ao Crime Contra o Consumidor, à Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf). As buscas ocorrem em Goiânia com apoio da Polícia Civil de Goiás. No total, são cumpridas três prisões temporárias e três mandados de buscas e apreensão.

As apurações tiveram início em outubro deste ano. A polícia identificou ao menos três suspeitos de integrarem a quadrilha. Os criminosos fizeram vítimas no Distrito Federal, Pernambuco e Rio de Janeiro. Há suspeita de que outros indivíduos, ainda não identificados, também integrem o grupo.

Os policiais descobriram que, com dados das potenciais vítimas em mãos, os criminosos simulavam ser parentes destas pessoas. Alcançada a simulação, os indivíduos solicitavam ajuda financeira e conseguiam convencer as vítimas a transferirem valores para contas dos investigados, que obtinham, dessa forma, vantagens ilícitas.

Presos, os autores responderão por estelionato na modalidade eletrônica e também por integrarem associação criminosa.

Compartilhar notícia