Na Mira

PCDF desmascara “doutor do golpe” que enganava famílias por telefone

Investigadores da Decrin descobrem esquema em que criminoso fingia ser médico para arrancar dinheiro de famílias desesperadas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

bymuratdeniz/Getty Images
Médico conversando na sala de atendimento e entregando uma receita ao paciente. - receita médica - atestado médico
1 de 1 Médico conversando na sala de atendimento e entregando uma receita ao paciente. - receita médica - atestado médico - Foto: bymuratdeniz/Getty Images

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor (Decrin), realizou a Operação “Dr. Blefe II”, com o objetivo de combater um esquema de estelionato envolvendo um falso médico. A ação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Rondonópolis, no estado de Mato Grosso.

A investigação teve início após a direção de um hospital privado do Distrito Federal registrar ocorrência informando que um homem se passava por médico para aplicar golpes. O suspeito entrava em contato com familiares de pacientes internados, alegando urgência na realização de cirurgias ou compra de medicamentos, e exigia pagamentos imediatos como condição para os procedimentos.

Durante as apurações, foi identificado que uma funcionária do hospital fornecia, por telefone, dados dos familiares dos pacientes ao criminoso. No entanto, após investigação detalhada, a polícia concluiu que a funcionária também foi vítima do golpe, sendo enganada pelo estelionatário. Sua participação no crime foi descartada.

Facção criminosa

As investigações revelaram ainda que um dos suspeitos já se encontra preso, cumprindo pena por homicídio, e seria integrante da facção criminosa carioca Comando Vermelho (CV).

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais realizaram buscas em quatro endereços diferentes, onde foram apreendidos cinco aparelhos celulares e diversos chips telefônicos. O material pode ter sido utilizado para dificultar a identificação dos criminosos e a rastreabilidade das ligações.

A Polícia Civil informou que as investigações continuam, com o objetivo de identificar outras possíveis vítimas e dimensionar a atuação da associação criminosa. Caso condenados, os envolvidos poderão responder por estelionato qualificado e associação criminosa, com penas que podem ultrapassar 10 anos de prisão.

As autoridades reforçam a importância de sempre verificar a veracidade de informações recebidas por telefone, especialmente quando envolvem pedidos de dinheiro em situações de emergência médica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?