Os bastidores da cobertura policial de um jeito que você nunca viu

PCDF deflagra operação contra quadrilha que abastece o DF com maconha

Nas duas primeiras fases, o esquema sofreu um duro golpe, quando as autoridades apreenderam, em duas oportunidades, 1,2 tonelada da droga

atualizado 31/05/2022 6:48

Operação da PCDF contra o tráfico de drogas na Vila TelebrasíliaRafaela Felicciano/Metrópoles

Nas primeiras horas desta terça-feira (31/5), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a terceira da Operação Magnata, que desarticulou um grupo criminoso especializado em transportar, armazenar e distribuir centenas de quilos de maconha para diversas regiões do Distrito Federal. A ação, conduzida pela 11ª Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante), cumpre sete mandados de busca.

Nas primeiras fases, os policiais apreenderam, em duas oportunidades, 1,2 tonelada do entorpecente: a primeira de quase 800 quilos da droga no mês de janeiro deste ano e outra, de quase 350 quilos, no início de maio. Além disso, quatro veículos e oito pessoas já foram presas.

A investigação foi comandada pela 11ª DP em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e com o apoio Coordenação de Repressão às Drogas (CORD), Divisão de Operações Especiais (DOE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Veja fotos das primeiras fases:

Publicidade do parceiro Metrópoles
0

 

A operação

Após informações recebidas de que um grupo criminoso traria grande quantidade de drogas da região sul do país para o DF e se valendo de carros roubados para o transporte, os investigadores passaram a apurar as informações e, em 23 de janeiro deste ano, foi deflagrada a primeira fase da operação, resultando na apreensão de aproximadamente 800 quilos de maconha, apreendidos no interior de um veículo GM Spin roubado dias antes em Samambaia.

As drogas eram adquiridas na cidade de Toledo (PR) e transportadas para a capital do país, passando pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Os carregamentos eram trazidos para o DF utilizando veículos batedores ao longo do trajeto a fim de garantir o desvio de possíveis pontos de bloqueio montados pela PRF.

Mais lidas
Últimas notícias