Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Na Mira

Mulheres são flagradas tentando levar pepino-do-mar para a China

Espécimes estavam em bagagens despachadas para o Catar em voo com destino final à cidade de Pequim, na China

Mirelle Pinheiro, Carlos Carone19/10/2023 09:13, atualizado 19/10/2023 10:21
Compartilhar notícia
Getty
Um grande pepino-do-mar alimentando-se da areia de um recife de coral tropical na Tailândia

A Polícia Federal (PF), em ação junto ao Ibama, na madrugada desta quinta-feira (19/10), autuou duas passageiras que tentavam embarcar com partes e espécimes da fauna silvestre nacional sem a devida autorização legal, no Aeroporto Internacional de São Paulo.

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que fiscalizavam bagagens despachadas para o Catar, em um voo com destino final à cidade de Pequim, na China, identificaram, por meio de fiscalização com auxílio de raio-x, as malas de duas passageiras que viajariam separadamente.

Dentro das bagens, as equipes encontraram material orgânico semelhante a partes de animais, além de espécimes marinhas inteiras.

Acionada, a PF e conduziu as passageiras, ambas cidadãs chinesas mas moradoras do Brasil, junto a testemunhas, para que periciar as malas das duas.

Nos pertences de uma delas, os policiais encontraram 980g de bexigas natatórias de peixes. Pelo fato de a suspeita não ter a devida autorização ambiental, lavrada pelo Ibama para transporte desse tipo de material, as autoridades emitiram um auto de infração de R$ 5 mil e exigiram assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Pepinos-do-mar

Com a segunda suspeita, os agentes acharam 100 unidades de pepinos-do-mar, de 23 espécimes diferentes. A passageira também não tinha autorização legal para o fazer transporte e, por isso, foi multada em R$ 11 mil e precisou assinar um TCO.

As duas deverão comparecer ao Juizado Especial Federal, assim que intimadas, para responderem pelos crimes.