Na Mira

Vascaíno espancado por torcedores da Gaviões: “Boca toda estourada”

Quatro integrantes da filial da Gaviões da Fiel no DF deixaram um rapaz pelado no estacionamento de um supermercado, em outubro deste ano

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação
Print de vídeo de câmera de segurança que mostra três rapazes. Dois estão com uma camiseta preta da Gaviões da Fiel, e um com uma camiseta roxa do Corinthians
1 de 1 Print de vídeo de câmera de segurança que mostra três rapazes. Dois estão com uma camiseta preta da Gaviões da Fiel, e um com uma camiseta roxa do Corinthians - Foto: Divulgação

O rapaz agredido por quatro integrantes da filial da torcida organizada Gaviões da Fiel no Distrito Federal conta que foi imobilizado, agredido e ameaçado pelos autores. Nesta sexta-feira (13/12), dois dos suspeitos foram presos – um deles é presidente da subsede de Brasília da Gaviões.

A agressão aconteceu no último dia 20 de outubro, em um supermercado da M Norte, em Taguatinga, próximo à sede da torcida no DF. O crime teria sido motivado porque a vítima, que não faz parte de nenhuma organizada, usava uma bermuda do Vasco da Gama.

Ao Metrópoles o jovem relembra que estava saindo do estabelecimento com algumas compras quando percebeu a aproximação dos quatro suspeitos.

“Reparei que eles mudaram de caixa e ficaram olhando a minha bermuda. Com isso, eu quis sair o mais rápido possível, mas em questão de segundos, eles chegaram por trás de mim, me dando socos e chutes e pedindo a minha bermuda”, conta.

O vídeo abaixo, divulgado nesta sexta-feira, mostra o momento em que os autores reparam na bermuda do rapaz, que está à frente no caixa. No minuto 1:00, um agressor cutuca o outro e aponta para frente, em direção à vítima. Em seguida, um deles se movimenta e deixa a fila.

Assista:

O jovem conta que foi imobilizado pelo grupo ainda no estacionamento do supermercado. “Havia dois me segurando e dois batendo, aí não tinha como eu me defender. Eu estava tentando segurar a bermuda, mas como eram quatro contra um, não teve jeito, eles conseguiram tirar.”

“Eles chegaram a pegar meu celular, mas depois devolveram e disseram: ‘Não quero o seu celular, só quero a bermuda’. Me deixaram sem bermuda”, relembra a vítima.

Ele afirma que não conhecia nenhum dos autores nem fez nenhum tipo de provocação. “Eu nem olhei para eles, não fiz nada. Eles que vieram para cima de mim”, alega.

O rapaz ficou nu no estabelecimento, enquanto os autores ficaram com a bermuda dele em mãos. A vítima correu para o carro do pai, que a aguardava no estacionamento. Em seguida, o grupo continuou com as agressões – desta vez, verbais.

“Estávamos saindo de carro e eles começaram a me ameaçar, falando que era dia de jogo, que era ‘pista’ e não sei o quê.” O crime aconteceu no dia do duelo de volta da semifinal da Copa do Brasil 2024, entre Corinthians x Flamengo.

“Eu nunca tinha visto eles na vida. Fiquei com a boca toda estourada, machucada por dentro, com uns ferimentos na cabeça, na nuca.”

Quem são os autores

Inácio Ângelo de Faria Pinto, 32 anos, e Edson Junio Quirino dos Santos, 29, foram presos pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) nessa sexta-feira. Inácio é o presidente da subsede Brasília da Gaviões da Fiel.

Nas redes sociais, Inácio se diz “torcedor fiel” do Corinthians. A maioria das publicações é referente à subsede que preside. Edson também costuma fazer publicações de amor ao clube paulista.

Vascaíno espancado por torcedores da Gaviões: “Boca toda estourada” - destaque galeria
5 imagens
Edson Junio também foi preso por agredir um torcedor comum em um supermercado
Homem de 32 anos foi preso nessa sexta-feira (13/12)
Ele é um dos autores de agressão em supermercado em Taguatinga
Edson Junio Quirino dos Santos
Inácio Ângelo de Faria Pinto é o líder da Gaviões da Fiel subsede Brasília
1 de 5

Inácio Ângelo de Faria Pinto é o líder da Gaviões da Fiel subsede Brasília

redes sociais
Edson Junio também foi preso por agredir um torcedor comum em um supermercado
2 de 5

Edson Junio também foi preso por agredir um torcedor comum em um supermercado

redes sociais
Homem de 32 anos foi preso nessa sexta-feira (13/12)
3 de 5

Homem de 32 anos foi preso nessa sexta-feira (13/12)

redes sociais
Ele é um dos autores de agressão em supermercado em Taguatinga
4 de 5

Ele é um dos autores de agressão em supermercado em Taguatinga

redes sociais
Edson Junio Quirino dos Santos
5 de 5

Edson Junio Quirino dos Santos

redes sociais

 

Ao Metrópoles o delegado-adjunto Thiago Boeing da 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte) confirmou que a vítima das agressões não é integrante de torcida organizada. Boeing disse ainda que procura pelo terceiro corintiano que aparece no vídeo, de camiseta roxa, conduzindo um carrinho com gelo, e pelo quarto suspeito, que esperava do lado de fora do mercado.

Quem tiver informações que contribuam com as investigações da PCDF pode ligar para o telefone 197 ou usar os canais de denúncia on-line. Não é necessário se identificar.

Em contato com a reportagem, a defesa de Inácio e Edson, integrantes da Gaviões da Fiel subsede Brasília, afirmou que ainda está em reunião com os demais associados da organizada para, posteriormente, se manifestar em nome da torcida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?