Na Mira

Irmão de técnica que denunciou Magno Malta por agressão diz que jovem está abalada

Segundo a vítima, o parlamentar deu um tapa na cara dela e a xingou de “imunda” após o contraste injetado. Senador nega

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Imagem cedida ao Metrópoles
magno-malta
1 de 1 magno-malta - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

O irmão da técnica em radiologia, que registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) denunciando ter sido agredida pelo senador Magno Malta (PL-ES) durante um exame médico, disse em entrevista à coluna Na Mira que quer justiça. “Minha irmã está muito abalada emocionalmente”, disse.

O irmão, que preferiu não se identificar, relatou ainda que a vítima tentou formalizar a denúncia presencialmente em uma delegacia, mas não teria conseguido. “Esse senador tem que estar preso”, desabafou.

Com apoio do Hospital DF Star, o registro foi feito on-line. As imagens das câmeras de segurança já estão em posse da Polícia Civil.

Segundo a vítima, a agressão ocorreu durante um exame, na última quinta-feira (30/4), mesmo dia em que o boletim foi registrado. O hospital informou que abriu apuração administrativa sobre o caso.

De acordo com a profissional, o senador estava internado para realizar uma angiotomografia de tórax e coronárias. Ela era responsável por conduzi-lo até a sala de exames, realizar a monitorização e iniciar os procedimentos, incluindo o teste de acesso venoso com soro. A técnica relatou que, ao iniciar a injeção de contraste, o equipamento identificou uma oclusão e interrompeu automaticamente o procedimento. Ao verificar, constatou o extravasamento do líquido no braço do paciente.

Ainda segundo o depoimento, ao explicar a necessidade de compressão no local, o parlamentar teria reagido de forma agressiva, o que é negado pelo senador. Segundo a jovem, ele teria se levantado do aparelho e, quando a profissional se aproximou para prestar assistência, desferiu um tapa em seu rosto, chegando a entortar seus óculos. A vítima afirma ainda ter sido chamada de “imunda” e “incompetente”.

Assustada, a profissional deixou a sala e acionou outros integrantes  da equipe, incluindo uma enfermeira e um médico. Conforme o relato, o senador teria recusado atendimento posterior. A técnica relatou dor e vermelhidão no rosto após o episódio e disse temer um novo encontro com o parlamentar. O caso foi registrado e será investigado pela PCDF.

Procurados, o hospital e o senador se manifestaram. Em nota, o Hospital DF Star afirmou que presta suporte à colaboradora e está à disposição das autoridades para esclarecimentos.

Já o senador declarou que houve falha técnica no acesso venoso, apesar de ter alertado diversas vezes sobre dores intensas durante o procedimento.

“Diante da situação e da forma como foi tratado, o senador deixou sozinho a sala de exames. Ressalta-se que Magno Malta possui dificuldades de locomoção e poderia ter sofrido queda ou agravamento do quadro, o que evidencia a gravidade da condução adotada”, diz a nota.

Questionado sobre a suposta agressão, o senador afirmou que se recorda da dor intensa causada pelo extravasamento do contraste.

Em nova nota, emitida desta vez pela assessoria jurídica do senador, a defesa disse que “sob forte medicação, com a cognição afetada pelo quadro clínico instalado e sentindo dores intensas, reagiu ao sofrimento físico e não a pessoa da técnica, acionando imediatamente o médico responsável pelo acompanhamento”.

Malta alega que que em nenhum momento praticou qualquer ato de violência física contra a profissional, tampouco proferiu quaisquer palavras que não fossem meras exteriorizações de dor intensa.

Internação

O senador foi hospitalizado na quinta-feira após passar mal enquanto seguia para o Congresso Nacional. Em vídeo publicado nas redes sociais, afirmou estar bem e em recuperação.

“Estou no hospital. Acabei de fazer uma tomografia e, graças a Deus, estou bem. Queria estar no plenário para me pronunciar, porque hoje é um dia muito importante. Mas estou bem. Vou voltar mais forte”, declarou.

Segundo ele, o mal-estar ocorreu durante o deslocamento ao plenário, onde seria analisado o veto presidencial ao projeto de lei da dosimetria, que trata da revisão de penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?