
Na MiraColunas

iPhones e PlayStation: grupo aplicava golpes em anunciantes da OLX
Golpistas usavam cartões de terceiros para pagar por iPhones e PlayStation e lesavam vendedores da OLX após estornos
atualizado
Compartilhar notícia

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 15ª Delegacia de Polícia, deflagrou nesta terça-feira (9/6) uma operação para desarticular um grupo suspeito de aplicar golpes em anunciantes de plataformas de compra e venda, como a OLX.
O esquema, segundo a investigação, consistia em simular compras de celulares e videogames, realizar pagamentos com cartões de terceiros — também vítimas do golpe — e retirar os produtos presencialmente. Após a contestação das transações pelos verdadeiros titulares dos cartões, os valores eram estornados, deixando os vendedores sem o dinheiro e sem os itens vendidos.
A investigação teve início após a denúncia de um morador de Ceilândia (DF), de 39 anos, que anunciou um PlayStation 4 Pro em uma plataforma de vendas. Após negociar com um suposto comprador, ele realizou a entrega presencial do videogame. No dia seguinte, descobriu que o pagamento havia sido contestado pelo titular do cartão utilizado na operação.
A partir desse caso, os policiais identificaram um padrão de atuação que, segundo as apurações, vinha sendo repetido desde 2025. Ao menos 20 ocorrências semelhantes foram associadas ao mesmo grupo criminoso, que agia principalmente para obter iPhones e consoles PlayStation.
O grupo era formado por Ícaro Presto Negrão Costa, 21 anos, Rafael Oliveira Kanzler Barbosa, 22, Jair Henrique Cipriani Vaz e Eduardo Bonifácio da Rosa. As investigações apontam que Jair exercia a função de liderança e coordenação das ações, sendo responsável pelas negociações e pelo contato inicial com as vítimas. Ícaro e Eduardo atuavam diretamente nas entregas e retirada dos produtos. Já Rafael prestava suporte operacional, com a criação e utilização de perfis falsos para dificultar a identificação dos envolvidos.
Por meio de prints é possível identificar o uso recorrente de nomes falsos e diferentes números de telefone para abordar as vítimas e conduzir as negociações. Em alguns casos, os suspeitos teriam debochado das vítimas após a contestação dos pagamentos, demonstrando conhecimento de que o golpe havia sido identificado.
Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra Ícaro e Rafael, que seguem foragidos e com mandados de prisão em aberto. Já Jair foi preso em flagrante durante as diligências. Com ele, foram apreendidos celulares e outros eletrônicos obtidos recentemente pelo mesmo modo de atuação, incluindo aparelhos adquiridos um dia antes da ação policial.



