metropoles.com

Idosa de 81 anos que fraturou fêmur aguarda cirurgia há 42 dias no HRT

Filha de Maria Coelho Soares diz que a idosa fraturou o fêmur em 7 de setembro e deu entrada no HRT, onde espera pela cirurgia até hoje

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal
Mulher deitada em cama de hospital com roupa azul
1 de 1 Mulher deitada em cama de hospital com roupa azul - Foto: Arquivo pessoal

A família de uma idosa de 81 anos denuncia que a paciente está internada há 42 dias no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) aguardando uma cirurgia ortopédica após fraturar o fêmur — osso da coxa. Maria Coelho Soares (foto em destaque) caiu em casa no dia 7 de setembro e foi levada de ambulância para a unidade de saúde. Desde então, segue internada, esperando ser operada.

Segundo a filha da idosa, a servidora pública Meire Ivone Nicodemos Graf, 55 anos, a paciente sente muitas dores e está tomando remédios. “Na primeira semana no hospital ela ficou no pronto socorro. Depois foi para um quarto na enfermaria, onde está até hoje”, diz a moradora do Assentamento 26 de Setembro.

“Eles dizem que não têm próteses na rede pública, que aguardam a chegada de novas. É muito difícil, porque ela não pode ficar só e então eu tive que me afastar do trabalho durante todos esses dias para ficar com ela”, relata a filha.

A família da idosa, então, entrou com ação na Justiça para que a cirurgia fosse realizada com urgência. No dia 28 de setembro, o juiz Jerry Adriane Teixeira determinou que o procedimento fosse realizado em prazo máximo de 10 dias. “Passou o prazo e eles não cumpriram. Aí, ontem, o juiz deu mais cinco dias para a Secretaria cumprir a decisão”, acrescenta Meire.

“Tendo em vista a notícia de descumprimento da liminar pelo réu, intime-se pessoalmente o Secretário de Estado de Saúde para que providencie à parte autora o tratamento médico determinado, no prazo de 5 dias, sob pena de eventual caracterização de crime de desobediência e sequestro de verbas públicas”, pontuou o magistrado.

0

“Ontem, depois da decisão da Justiça, disseram que chegou a prótese e que a cirurgia seria marcada para 27 de outubro. Mas, já vai ter passado o período determinado pelo juiz”, comenta a filha da paciente.

O outro lado

O Metrópoles procurou a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), que respondeu dizendo que a paciente será operada nesta quinta: “A Secretaria de Saúde informa que já está ciente do caso e trabalha para cumprir a nova decisão judicial. A paciente deve ser operada nesta quinta-feira (20)”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?