Os bastidores da cobertura policial de um jeito que você nunca viu

Hacker está por trás de ataque virtual que tirou do ar site do TJDFT

A DRCC fez diligências nesta segunda-feira (1º/8) e conduz investigações cibernéticas para localizar de onde partiram os ataques

atualizado 01/08/2022 18:34

Hacker diante de computador com capuz e interrogação em seu rosto, sob fundo com números em azul - Metrópoles Pixabay

A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) investiga a tentativa de invasão ao portal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), que está fora do ar desde o último domingo (31/7). A coluna apurou que o ataque foi feito por um hacker, que tentou ter acesso aos bancos de dados da Corte.

Equipes da DRCC fizeram algumas diligências nesta segunda-feira (1º/8) e estão realizando investigações cibernéticas na tentativa de identificar de onde partiram os ataques. Segundo o tribunal, foi detectada “atividade maliciosa” durante a madrugada e o endereço eletrônico foi derrubado por precaução.

De acordo com a Corte, o site foi retirado do ar às 13h30. Até as 19h desta segunda (1º/8), o endereço eletrônico permanecia off-line. “Por cautela, o site e demais sistemas foram desligados para que se realizem as atividades de reparo e investigação”, informou, em nota.

O TJDFT garante que as equipes de cibersegurança realizaram contenções de forma a preservar os sistemas judiciais e administrativos.

Veja a nota completa do TJDFT:

“O TJDFT informa que foi detectada uma atividade maliciosa no acesso ao datacenter na madrugada deste domingo (31). As equipes de cibersegurança do Tribunal realizaram contenções de forma a preservar os sistemas judiciais e administrativos, e todas as suas bases de dados. Contudo, por cautela, o site e demais sistemas foram desligados para que se realizem as atividades de reparo e investigação.”

Mais lidas
Últimas notícias