metropoles.com

Gato pode ter causado explosão em restaurantes no Piauí, diz perícia

Peritos identificaram que o vazamento de gás pode ter sido iniciado por um animal doméstico que caminhava pela cozinha do restaurante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Gato pode ter iniciado vazamento de gás que causou explosão em restaurantes em Teresina
1 de 1 Gato pode ter iniciado vazamento de gás que causou explosão em restaurantes em Teresina - Foto: Reprodução

O laudo da perícia criminal mostrou que a explosão que destruiu dois restaurantes na Zona Leste de Teresina, em dezembro de 2022, pode ter sido causada por um gato. Os investigadores identificaram que o vazamento de gás pode ter começado por causa de um animal que caminhava pela cozinha do restaurante durante a madrugada.

“Estava presente no local um animal doméstico de estimação, um gato, que transitava pela cozinha em vários pontos e em horário compatível com o momento em que o vigilante sente o vazamento de gás […]. O felino possuía porte e tamanho compatível para um possível acionamento acidental de equipamento ou, em outro caso, até mesmo retirada de mangueira de acoplamento”, diz o laudo pericial.

Os peritos acreditam haver outras duas possibilidades para o início do vazamento de gás. Uma delas seria possível falha em um regulador de pressão da rede, o que teria causado forte pressão. O equipamento, contudo, não foi entregue aos investigadores.

“[O regulador] estava instalado na central de gás e seria necessário, para ser removido, a utilização de ferramentas específicas e técnico especializado, para evitar novo vazamento e/ou defeito no equipamento, ficando acordado de [que], após sua retirada, fosse encaminhado para o Instituto de Criminalística, fato que foi enviado por duas vezes, mas constatado que não seria o regulador original que estava na casa de gás no dia do fato”, diz o documento.

A outra justificativa seria uma falha de fabricação, instalação ou manutenção em equipamentos. Os peritos também alertaram para possível omissão ou negligência do vigilante presente à ocasião. O funcionário relatou que ouviu barulho de vazamento e sentiu cheiro de gás, mas não foi tomada qualquer providência.

“[…] sem podermos dizer se por negligência ou omissão ou por falta de conhecimento e treinamento repassado, [se] o mesmo [o vigilante], ao sentir o cheiro de gás e logo nos primeiros minutos, tivesse se dirigido ao local da central de gás e fechado o registro geral, teria estancado o vazamento e não teria havido a explosão e os danos consequentes”, completa o documento da perícia.

Memória

Após a explosão, o restaurante Vasto ficou destruído após um incêndio que ocorreu por volta das 6h30 de 21 de dezembro. Um pessoa ficou ferida e foi levada para o Hospital de Urgência de Teresina.

Uma unidade do Coco Bambu que ficava ao lado do restaurante sofreu danos parciais. Os dois estabelecimentos pertencem à mesma rede e dividiam a cozinha.

Veja imagens:

6 imagens
Explosão destruiu totalmente o estabelecimento
Força do impacto causou danos em imóveis de quatro quadras nos arredores
Uma pessoa ficou ferida
Polícia Civil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros se mobilizaram para atender à ocorrência
Gato e problemas em equipamentos podem ter provocado explosão
1 de 6

Unidade do Vasto havia sido inaugurada pouco tempo antes, em Teresina

Reprodução
2 de 6

Explosão destruiu totalmente o estabelecimento

Material cedido ao Metrópoles
3 de 6

Força do impacto causou danos em imóveis de quatro quadras nos arredores

Material cedido ao Metrópoles
4 de 6

Uma pessoa ficou ferida

Material cedido ao Metrópoles
5 de 6

Polícia Civil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros se mobilizaram para atender à ocorrência

Material cedido ao Metrópoles
6 de 6

Gato e problemas em equipamentos podem ter provocado explosão

Material cedido ao Metrópoles

 

 

 

Fachadas de comércios nos arredores ficaram danificadas, devido à força da explosão, e prédios em quatro quadras da vizinhança tiveram vidros quebrados, além de outros prejuízos, após o ocorrido.

Testemunhas afirmaram que a explosão foi “extremamente violenta”. A região teve de ser isolada, e o trânsito, desviado.

Os dois restaurantes costumam atender muitos clientes e, segundo funcionários, o fato de o incidente ter ocorrido no horário em que os dois estabelecimentos estavam fechados representou um “livramento”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?