Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Na Mira

Bandidos venderam roupas da China para lavar R$ 80 milhões do tráfico

Cerca de 50 policiais federais estão nas ruas, para cumprir 14 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo

, Repórter de Na Mira17/11/2023 08:14, atualizado 17/11/2023 08:17
Compartilhar notícia
Metrópoles
Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, simultaneamente, nesta sexta-feira (17/11), as operações Handmade e Descobridor, para reprimir e desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas.

Cerca de 50 policiais federais estão nas ruas para cumprir 14 mandados de busca e apreensão, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A Justiça também decretou medidas patrimoniais de bloqueio de R$ 80 milhões em bens.

As investigações são um desdobramento da Operação Enterprise, deflagrada em novembro de 2020.

Para esconder a origem ilícita dos valores, segundo a PF, os líderes da organização criminosa, por meio de um complexo sistema, importavam roupas da China e as disponibilizavam em redes de loja do varejo têxtil, fazendo o chamado “branqueamento” de recursos ilícitos.

Após a venda dessas mercadorias, o dinheiro “sujo” retornava para a organização criminosa “lavado”, o que dificultava a identificação da origem criminosa dos valores.

Na ação desta sexta-feira (17/11), a PF apreendeu carros, dinheiro em espécie, joias e outros itens de interesse para as apurações.

Os investigados devem responder pelos crimes de associação criminosa e lavagem de capitais, cujas penas, somadas, podem passar de 10 anos de reclusão.