metropoles.com

Airsoft: “Ruas em Guerra” reúne multidão no DF e contraria decreto

Desde 12 de janeiro deste ano, devido a alta nos casos de Covid, eventos e festivais com cobrança de ingresso estão proibidos na capital

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Ruas em Guerra
1 de 1 Ruas em Guerra - Foto: Reprodução

A sexta edição do evento de airsoft “Operação Ruas em Guerra” reúne centenas de pessoas em Sobradinho II neste fim de semana e contraria o decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB). Desde 12 de janeiro deste ano, devido a alta nos casos de Covid, eventos e festivais com cobrança de ingresso estão proibidos na capital federal.

Mesmo com a determinação, praticantes de airsoft de diversas regiões do país se juntaram para simular combates urbanos no DF. Os participantes começaram a chegar em Brasília no início da semana. Há cobrança de ingresso.

A ação deste ano é promovida pela Federação de Airsoft de Brasília e Entorno (Fabe) e tem como enredo combate urbano e pacificação coordenados pelo Exército. Os inscritos simulam um confronto e usam as ruas da região administrativa como cenário.

Durante o jogo, eles elaboraram e executam estratégias de ataque e fazem simulação de incursões policiais. O espaço também é usado para comercializar equipamentos e roupas táticas.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, os organizadores alertam que seguem todas as medidas sanitárias. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), entretanto, informou que o evento não foi cadastrado junto à SSP.

“De posse da informação de evento irregular, a pasta pode atuar na fiscalização, principalmente quanto às normas de enfrentamento ao Covid, por meio da Força Tarefa instituída pelo GDF”, explicou a secretaria por meio de nota.

A SSP ressaltou que o caso será comunicado à força tarefa para fiscalização: “Havendo irregularidades poderá ocasionar a aplicação de penalidades que vão desde multa até interdição e cancelamento do evento.”

A Administração Regional de Sobradinho II acrescentou que foi solicitada, nessa quinta-feira (10/02), no fim da tarde, a licença  para a realização do “Ruas em Guera”.

“Nesse caso, o pedido vai ser indeferido, por descumprimento integral  das instruções normativas e planos de contingência contra o Covid 19”, determinou a administração. Equipes do DF Legal irão ao local ainda neste sábado (12).

Decreto

Como forma de conter o aumento dos casos de covid-19 no Distrito Federal, o governo suspendeu a realização de eventos, shows, festivais e afins, que sejam realizados mediante venda de ingressos ou cobrança de qualquer valor de contribuição dos convidados, ainda que seja revertido em consumação. A medida passou a valer a partir de 12 de janeiro.

A norma altera o Decreto nº 42.730, de 23 de novembro de 2021, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento do coronavírus no DF. A publicação foi feita em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF).

DODF
DODF

A decisão foi tomada pelo governador Ibaneis Rocha – e assinada pelo governador em exercício – a partir dos dados de monitoramento e do cenário atual da pandemia no DF.

Outro lado

Os organizadores explicaram à coluna que trata-se de uma competição esportiva sem público. “Em conformidade com o decreto distrital e seguindo todas as exigências sanitárias, uso de máscaras e distanciamento pois trata-se de um esporte sem contato físico e com utilização de equipamentos individuais. Neste sábado (12), não está ocorrendo a competição, somente o credenciamento dos atletas.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?