MRE publica resultado da 2ª fase e convocação para 3ª etapa de concurso para diplomata

As provas escritas da terceira fase terão duração de 4h cada, começando em 27 de agosto. Carreira paga R$ 19,1 mil

atualizado 20/08/2021 14:37

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério das Relações Exteriores divulgou, nesta sexta-feira (20/8), o resultado final da 2ª fase e a convocação para a 3º fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2020. A publicação aparece no Diário Oficial da União (DOU).

As provas escritas da terceira fase terão duração de 4h cada, sendo uma a cada três dias, aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na segunda fase.

Confira dias e horários:

  • 27 de agosto de 2021: prova de história do Brasil, às 9h;
  • 27de agosto de 2021: prova de geografia, às 15h;
  • 28 de agosto de 2021: prova de política internacional, às 9h
  • 28 de agosto de 2021: prova de economia, iniciando-se às 15h
  • 29 de agosto de 2021: prova de direito, 9h
  • 29 de agosto de 2021: prova de língua espanhola e língua francesa, às 15h
Veja a publicação:

São 25 vagas na classe inicial de terceiro-secretário. Para concorrer, é preciso ter pelo menos 18 anos e apresentar diploma de conclusão de curso superior. Além disso, os interessados devem estar disponíveis para servir no exterior.

Quem for aprovado deverá realizar o curso de formação de diplomatas do Instituto Rio Branco. Ao fim do período, os aprovados passarão a ser servidores do Serviço Exterior Brasileiro. Segundo o edital, a remuneração inicial da carreira é de R$ 19,1 mil.

A terceira fase é a última da seleção. A primeira consistiu em prova objetiva, versando sobre língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, economia e direito.

A segunda se tratou de prova escrita sobre língua portuguesa e inglês. Por fim, na terceira, haverá provas escritas sobre história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito, língua espanhola e língua francesa.

O concurso é organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).

Mais lidas
Últimas notícias