metropoles.com

MPDFT cobra esclarecimentos sobre falta de testes para dengue no DF

A partir das respostas do GDF, Prosus vai avaliar quais medidas serão tomadas. Pacientes e profissionais de saúde denunciam falta de testes

atualizado

Compartilhar notícia

Dênio Simões/Agência Brasília
unidade de atenção dengue
1 de 1 unidade de atenção dengue - Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cobrou explicações da Secretaria de Saúde sobre a falta de testes para diagnóstico de dengue na rede pública local.

Pacientes e profissionais de saúde denunciaram a situação, que ocorre no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e em outros pontos da rede pública.

“A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) tomou ciência da situação e requisitou informações à Secretaria de Saúde para, então, tomar as medidas cabíveis”, informou o MPDFT, em nota.

Tratamento sem teste

Após as denúncias, a Secretaria de Saúde passou a recomendar que a população comece o tratamento da doença mesmo não tendo acesso ao teste. Segundo a Promotoria da Saúde, o manejo do paciente antes do teste é fundamental para que não haja o agravamento da doença.

“Com o diagnóstico clínico, a partir dos sintomas do paciente, é possível fazer as devidas intervenções antes da confirmação da doença por meio do teste”, ressaltou o MPDFT.

Estoque oficial

Até quarta-feira (18/5), a pasta possuía 19.216 testes rápidos de dengue IGM e IGG em estoque e a quantidade de testes rápidos para detecção de antígeno é de 3.925 unidades.

A secretaria aguarda mais testes até o final de maio. Segundo eles, a população deve buscar inicialmente as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A SES-DF indica aos pacientes que apresentarem manchas roxas ou alterações da capacidade visual, e ainda do nível de consciência que procurem as unidades de pronto-atendimento (UPAs) e hospitais.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?