metropoles.com

MP contesta eliminação de candidatos com vitiligo em certame da PCDF

A alegação é de que o concurso da PCDF está impedindo a aprovação de candidatos que apresentem vitiligo e outras doenças dermatológicas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Direção da PCDF
1 de 1 Direção da PCDF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC) ajuizou, nesta terça-feira (7/6), pedido de liminar para que a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) retire cláusula de edital de concurso público que elimina candidatos com vitiligo dos cargos de agente e escrivão na fase de avaliação médica do certame.

A alegação é de que o concurso da PCDF, promovido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), está impedindo a aprovação de candidatos com vitiligo, embora a doença e outros males dermatológicos não tragam prejuízos à saúde física, apenas estética. Para o MP, o requisito é discriminatório e, portanto, inconstitucional.

“As enfermidades não impõem qualquer limitação às atividades policiais, apenas meras alterações dermatológico-fenotípicas. O vitiligo passa a constituir hipótese ensejadora da exclusão do certame, revelando, por parte do estado, odiosa prática discriminatória e reforçadora de estigma social que recai sobre enfermidade”, conclui o MP.

Veja representação completa:

O Cebraspe argumentou que essas doenças causam limitações a algumas atividades e à exposição à luz solar. Para a banca organizadora, a contestação do MP não merece acolhimento. “A inclusão de expressões cutâneas de doenças autoimunes como condição incapacitante se justifica porque elas indicam, muitas vezes, doenças de base crônica e evolutiva. Assim, a regra do edital é baseada na melhor técnica científica e está em consonância com o perfil profissional da atividade”, alegou.

No entendimento do procurador Danilo Morais dos Santos, o desenvolvimento do vitiligo não tende a gerar gravidades médicas. “Apenas desdobramentos do próprio preconceito culturalmente. O processo social excludente seria perpetrado pelo poder público que, em revés, deveria fustigar qualquer prática discriminatória”, finaliza.

A PCDF informou que questões do edital referente ao concurso público para os cargos da corporação devem ser demandados diretamente com a banca examinadora do certame.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?