metropoles.com

Morre general Cândido Vargas Freire, ex-secretário de Segurança do DF

Militar, que ocupou a pasta na gestão Arruda, faleceu na noite dessa sexta-feira (26/1), em Florianópolis, vítima de um ataque cardíaco

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo Pessoal
general2
1 de 1 general2 - Foto: Arquivo Pessoal

O general do Exército e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Cândido Vargas Freire morreu na noite dessa sexta-feira (26/1), aos 82 anos, em Florianópolis (SC), vítima de uma parada cardíaca. O militar ocupou a pasta na primeira gestão do ex-governador José Roberto Arruda (PR).

Segundo pessoas próximas à família, o corpo do general será cremado neste domingo (28), na cidade de Palhoça, em Santa Catarina.

Gaúcho do município de Dom Pedrito e sobrinho-neto do ex-presidente Getúlio Vargas, Freire passou 18 meses à frente da Secretaria de Segurança do Distrito Federal, logo no início da gestão Arruda, em 2007. Ao Metrópoles, o ex-governador lamentou a morte do general. “Era um bom homem. E foi um grande secretário”, disse.

Freire também ocupou o mesmo cargo no Ceará, em duas das três gestões do então governador e hoje senador Tasso Jereissati (PSDB).

Na carreira militar, atuou como mediador no conflito entre Equador e Peru, em 1995. Também trabalhou para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em projetos de avaliação de segurança. Um de seus filhos, Marcus Vinícius, fez parte da “geração de prata” do vôlei brasileiro na década de 1980.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?