metropoles.com

Morre Edson Machado, ex-diretor do Iesb e ex-presidente da Capes

Instituto de Educação Superior de Brasília decretou luto oficial de três dias após a morte do professor, que será enterrado nesta sexta (22)

atualizado

Compartilhar notícia

Acervo /IESB
Edson Machado de Sousa
1 de 1 Edson Machado de Sousa - Foto: Acervo /IESB

O professor Edson Machado de Sousa, 78 anos, morreu nessa quarta-feira (20/6) em Brasília. Dono de um currículo e trajetória brilhantes, ele trabalhou como diretor adjunto do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), após desligar-se do serviço público. O velório será nesta sexta (22), às 9h, na Capela 1 do Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul. O sepultamento está marcado para as 14h30.

Com currículo invejável, Edson Machado atuou por 32 anos no Ministério da Educação (MEC), onde foi, por duas vezes, secretário da Educação Superior e presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante oito anos. Foi também ministro de Ciência e Tecnologia e membro do Conselho da Universidade das Nações Unidas, com sede em Tóquio.

À frente da Capes, o professor promoveu inovações e mudanças que são reconhecidas e perpetuadas por acadêmicos e demais profissionais do setor.

A reitoria do Iesb, comandada pela esposa de Edson, Eda Coutinho, decretou luto oficial por três dias e suspendeu as atividades acadêmicas nesta quinta (21). Por consequência, a reunião de representantes de turma, que seria realizada no campus sul, foi adiada.

Além da esposa, Dr. Edson deixa os filhos Edineli, Élcio (in memorian), Edson Filho e Liliane, os netos Yuri, Pedro Emílio e João Pedro, nora e genro.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?