Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Morre, aos 89 anos, José Salomão David Amorim, professor emérito da UnB

José participou ativamente da criação do jornal-laboratório Campus, entre outros feitos notáveis na comunicação social

10/07/2026 18:00, atualizado 10/07/2026 18:01
Heloíse Corrêa/Secom UnB
Morre, aos 89 anos, José Salomão David Amorim, professor emérito da UnB

O professor emérito, José Salomão David Amorim, faleceu nesta sexta-feira (10/7), aos 89 anos. Figura central na história da Universidade de Brasília (UnB), José foi responsável pela participação na criação do jornal-laboratório Campus, entre outros feitos notáveis na instituição.

Em nota, a UnB, junto à Faculdade de Comunicação (FAC), o Departamento de Jornalismo (JOR), a Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação (SOCICOM) e a Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (Alaic), lamentaram a morte do docente, destacando que o falecimento deixa uma “lacuna irreparável”.

Legado como comunicador

Além de ter participado da criação do jornal-laboratório Campus, iniciativa pioneira que ajudou na formação prática de diversos estudantes de jornalismo e até hoje é referência, José também foi um dos idealizadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), onde permitiu a formação de doutores e mestres que hoje atuam no Brasil e exterior.

Ainda na década de 1980, o educador fez parte de comissões na UnB, uma delas responsável pela proposta da Rádio da Universidade, e outra política de comunicação integrada em 2016.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Já fora da instituição, José também foi um dos criadores da Associação Brasileira de Escolas de Comunicação (Abepec), que busca fortalecer as faculdade de comunicação de todo o país. Também esteve integrado como um dos fundadores da Alaic, centro de pesquisa em comunicação na América Latina.

O professor foi um dos responsáveis e coordenadores do curso de comunicação do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) e da Universidade Católica de Brasília (UCB).

“Seu legado permanece vivo nas instituições que ajudou a construir, na produção científica que incentivou e, sobretudo, nas pessoas que formou ao longo de décadas de dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão”, diz parte da nota.

O professor deixa a esposa, Sônia Naves David Amorim, três filhos, quatro netos e uma legião admiradores. O velório será realizado neste sábado (11/7), na Capela 1, do cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul (DF), das 13h às 15h.