Morre, aos 77 anos, Maria Francisca Pinheiro, professora aposentada da UnB

Maria Francisca deixa diversas obras literárias, como a biografia de um colega do movimento estudantil

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Arquivo Pessoal
Maria Francisca
1 de 1 Maria Francisca - Foto: Arquivo Pessoal

Morreu neste domingo (2/3), aos 77 anos, a professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB), Maria Francisca Pinheiro Coelho. Irmã da ex-deputada federal Maria Laura (PT), a docente deixa dois filhos, Francisco e Thiago, sendo Thiago fruto do relacionamento com o jornalista Paulo Fona e Francisco do antropólogo Terri Aquino. A docente também deixou dois netos, Melinda e Raian.

Formada em ciências sociais, Maria Francisca, conhecida como Loura, fez mestrado e doutorado pela UnB, foi presidente da Associação dos Docentes da universidade, assessora do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, do Ministério da Educação e Cultura e do Ministério do Desenvolvimento Social, e ajudou na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), nacional e local.

Militante estudantil, Loura foi presa no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Ibiuna, em 1968. Militou na clandestinidade no grupo trotskista “Trabalho” e cumpriu pena no Presídio Feminino do estado de Ceará por dois anos.

Loura deixa uma vasta produção literária, como a biografia do seu colega de movimento estudantil na Universidade Federal do Ceará, José Genoíno, escolhas políticas (1990), Política, Ciência e Cultura em Max Weber e diversas outras produções que contribuem para a educação.

O velório será das 12 às 15 horas na quarta-feira (5/2), na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), no campus da universidade, e o sepultamento, às 16 horas, no Campo da Esperança.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?